Principal evento do segmento acontecerá presencialmente e online entre dos dias 10 e 12 de novembro no Expominas (MG) e espera receber mais de 3 mil visitantes
Os eventos presenciais estão voltando, em especial os relacionados a negócios. Um deles é a Semana Internacional do Café (SIC), principal encontro brasileiro do segmento, e um dos cinco maiores internacionalmente, que acontecerá no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e por meio da internet, de 10 a 12 de novembro.
A feira é direcionada a produtores de café, torrefadoras, associações, trades, cooperativas, empresas ligadas ao mundo do café. Entre as presenças confirmadas está a Novo Agro, venture builder do setor de Agronegócio que investe em empreendedores do setor, juntamente com as startups de seu portfólio.
A Agrorigem é uma plataforma online de vendas de cafés especiais que permite aos produtores venderem diretamente para cafeterias e torrefadores; CertifiCafé, oferece uma solução com custo-benefício que certifica o café de produtores de qualquer tamanho; Comprador Moderno, cuja proposta é um misto de serviço e tecnologia, que promove a consolidação dos volumes dos associados para uma compra de forma coletiva e mais econômica; BTracer, um software que permite a rastreabilidade dos alimentos desde o plantio até a mesa do consumidor final, por meio da tecnologia BlockChain; Verde Drone, uma plataforma digital que permite a contratação de pilotos de drone sob demanda para atuarem em serviços do campo como mapeamento de terreno, controle de pragas, pulverização e monitoramento; Flowins é uma solução de gestão pós colheita para melhora da qualidade do café.
Depois de tanto tempo em home office, a SIC tem como temática “retomar, reencontrar, reconectar”, sendo uma oportunidade para startups criarem relacionamento com produtores, cooperativas, associações e toda a rede de contatos no segmento, possibilitando novos negócios, além de uma extensa programação de conteúdos relevantes. A expectativa é de um público de 3 mil visitantes.
De acordo com a Confederação Nacional de Agricultura (CNA), o café representa R$ 28,5 bilhões da produção agropecuária brasileira, posicionando o Brasil como o maior exportador do grão, responsável por um terço da produção mundial. Regionalmente o estado de Minas Gerais tem a maior produção nacional, representando 50%.
“A primeira SIC híbrida vai destacar um segmento que precisa estar alinhado com as transformações econômicas, sociais, culturais e de consumo, tendo como objetivo expor as tendências e soluções do mercado que irão impulsionar o mercado de agronegócio do café”, afirma Leonardo Dias, CEO da Novo Agro Ventures.
Sobre a Novo Agro Ventures:
A Novo Agro Ventures é uma Corporate Venture Builder com foco em soluções para o Agronegócio, as chamadas agritechs (startups com soluções para o agro). A CVB mapeia desafios (dores) da agroindústria e dos produtores rurais e investíveis em empresas de tecnologia que estejam desenvolvendo soluções para estes problemas. Tem como acionistas o Sistema Faemg, a maior Federação de Agricultura e Pecuaria do país, além de cerca de 80 investidores do setor do agro e a FCJ Venture Builder, pioneira no ramo de Venture Builder na América Latina, presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.