18/12/2013
Os produtores de café do Vietnã, o maior produtor da variedade robusta no mundo, devem vender 55% de sua safra antes do Festival Tet, que marca o ano novo lunar, em 31 de janeiro, para aproveitar a cotação anual do grão, segundo a trader holandesa Nedcoffee BV.
Os preços locais subiram 19% no mês passado, com a alta das cotações no mercado futuro na Bolsa de Londres, quando os embarques estavam lentos e os estoques atingiram seu nível mais baixo desde 2002, de acordo com informações do Daklak Trade & Tourism Center e da NYSE Liffe.
Os produtores do Vietnã geralmente aceleram suas vendas para levantar fundos antes do Festival Tet. De acordo com levantamentos da Bloomberg, 11% da colheita de 2013-14 já havia sido foi vendida em 11 de dezembro.
“Preços melhores estimulam mais vendas dos produtores, que acabaram de colher uma safra gigante e precisam de dinheiro para cobrir seus custos e pagar empréstimos”, informou a Nedcoffee, que tem escritórios na cidade Ho Chi Minh. “Com os preços atuais, acreditamos que os produtores venderão entre 50% a 55% de seu café antes do Tet”.
O robusta no mercado futuro caiu 11% este ano na NYSE Liffe em Londres, com a venda antecipada a safra cheia do Vietnã. O país irá produzir o recorde de 29 milhões de sacas no ano comercial de 2013-14, que se iniciou 1º de outubro, segundo Kona Haque, analista do grupo Macquarie, baseado em Londres. Os preços se recuperaram no mês passado, quando os estoques caíram e as exportações do Vietnã ficaram mais lentas.
Lentidão nos embarques
O Vietnã embarcou 61.155 toneladas de café em outubro e 80.000 toneladas em novembro. No ano passado, foram 102.000 e 122.000 toneladas, respectivamente. Os estoques monitorados pela NYSE Liffe caíram 32% nas duas semanas que antecederam o dia 9/12, para 31.420 toneladas.
“Os volumes que chegam ao mercado, no entanto, não são muito grandes, já que tanto os intermediários quanto os produtores são muito otimistas quanto aos preços no futuro”, informou a Nedcoffee, que estima que 70% da safra de 2013-14 já foi preparada para venda e o restante deve ser preparado ainda este mês. “Eles acham que os preços ficarão melhores, por isso limitam suas vendas e esperam”.
Indonésia
Na Indonésia, quase 97% da safra robusta de 2013-14 foi colhida na principal região ao sul de Sumatra. A produção na região está estimada em 355 mil toneladas, segundo a Nedcoffee, que tem uma fábrica na Indonésia que pode estocar 300 mil sacas. O país está em terceiro lugar entre os produtores de robusta.
O clima nas principais regiões produtoras da Indonésia está favorável para o desenvolvimento da safra 2014-15. O Vietnã inicia sua safra em outubro, enquanto a Indonésia tem seu início em abril.
Informações: Bloomberg
Tradução: Fernanda Bellei
Fonte: Notícias Agrícolas