Campo Maior
Uma viagem através dos sentidos é a proposta da exposição de pintura “Aroma entre cores”, que está patente ao público, até ao dia 15 deste mês, no Museu do Café, em Campo Maior. Assinada pelo artista covilhanense António Saraiva, a mostra conta com 20 quadros, “muitos dos quais pintados propositadamente para o evento”. Segundo o artista, “o nome desta exposição surgiu naturalmente, dado o aroma que circunda o museu, e que quis ver traduzido em expressão cromática”.
Esta é a imagem de marca de António Saraiva, adiantam os responsáveis do Museu do Café, “que através de combinações cromáticas procura transmitir sensações e momentos, muitas vezes associados a inspirações que resultam de criações literárias, poéticas, musicais, ou simplesmente gestos que marcam o seu quotidiano”. Na área do desenho e pintura, o artista “desenvolve trabalhos com diferentes materiais, suportes e técnicas, dedicando-se, em especial, à pintura a acrílico sobre papel e ainda a óleo, como em quase todos os quadros patentes nesta exposição, onde sobressai apenas uma tela”.
Integrado nas instalações da fábrica da Delta Cafés, o Museu do Café foi inaugurado em 1994 e “é dos pouco museus do género no mundo e único na Península Ibérica”. Nele é possível “encontrar imagens e planisférios que explicam as mais significativas áreas de produção de café no mundo, assim como os mais importantes roteiros, lotes de distintos pontos do globo e ainda objectos e maquinaria utilizada na produção e preparação do café, e que se encontra em desuso”.