O mercado de cafés especiais tem crescido significativamente nos últimos anos. Curitiba conta hoje com aproximadamente 15 cafeterias focadas neste segmento, todas elas abertas nos últimos cinco anos. Geórgia Franco de Souza, proprietária do Lucca Cafés Especiais, com duas lojas em Curitiba e duas franquias em Salvador, vende hoje 30% a mais do que nos últimos dois anos. Por mês, são 70 mil xícaras, sem falar nas vendas indiretas de grão para outros estabelecimentos comerciais, que somam aproximadamente 150 mil xícaras mensais. “O hábito de tomar café é muito forte nos brasileiros. O que falta ainda é o hábito de freqüentar cafeterias. No exterior, a maioria das pessoas consome café fora de casa”, afirma Geórgia, que completa. “Este novo hábito está crescendo muito na cidade e pode ser em função da nossa origem européia ou ainda da influência de executivos europeus que estão cada vez mais presentes em Curitiba”.
Bete Cadaval, proprietária da cafeteria Doce Morena, lembra que o Brasil é o maior produtor de café do mundo e o segundo maior consumidor. Nossa participação já representa 30% do mercado internacional e a tendência é só crescer. “Esses dados são referentes ao café como um todo, mas o mercado de cafés especiais também tem crescido proporcionalmente” explica. Nosso estado também tem participação significativa na produção, é o quarto no ranking com previsão de fechar 2008 com 2,49 milhões de sacas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).