O McDonald’s Corp., que opera a maior rede de lanchonetes do mundo, disse que suas vendas subiram 3,8% em julho passado, sustentadas pela expansão registrada na Europa e pelas vendas de um tipo de café mais forte nos Estados Unidos. As vendas nas lanchonetes norte-americanas da empresa abertas há pelo menos 13 meses subiram 1,9% em relação a julho de 2005, disse ontem em comunicado o McDonald’s, sediado em Oak Brook, no estado norte-americano de Illinois.
As vendas das lojas abertas há pelo menos 13 meses aumentaram 5% na Europa e 5,4% na região que reúne Ásia, Oriente Médio e África, devido ao crescimento registrado pelo Japão. Jim Skinner, principal executivo da empresa, promoveu a alta das vendas na Europa pelo sexto mês consecutivo com o lançamento de sobremesas especiais de verão. O McDonald’s também ampliou o horário de funcionamento de suas lojas na Europa e nos Estados Unidos, onde as promoções relacionadas ao filme da Walt Disney Co. Piratas do Caribe, o segundo da série, distribuíram brinquedos, vale-presentes, downloads de música e um carro da marca Volvo durante cada dia da promoção.
“Eles estão mantendo seus resultados com promoções que correspondem ao desejo dos consumidores”, disse Giri Cherukuri, operador-chefe da Oakbrook Investments LLC, de Lisle, no estado norte-americano de Illinois, que possui US$ 932 milhões em ativos, entre os quais 735.000 ações do McDonald’s. “A Europa está melhorando.”
As ações do McDonald’s, que opera 32.000 restaurantes em 118 países, subiram US$ 0,12, passando a custar US$ 35,53 ontem no pregão composto da Bolsa de Valores de Nova York.
Os papéis sofreram valorização de 18% desde que Skinner assumiu o posto de principal executivo, em novembro de 2004, percentual inferior à metade do ganho registrado pelos papéis da Wendy’s, a terceira maior rede de lanchonetes dos Estados Unidos.
As vendas mundiais das lojas da rede abertas há pelo menos 13 meses se expandiram em todos os meses desde maio de 2003, puxadas pelo mercado norte-americano, onde o McDonald’s lançou um cardápio com produtos que custavam a partir de US$ 1 e, em seguida, introduziu saladas de frango e saladas premium, de preço mais alto, para atrair as consumidoras que não querem que seus filhos comam hambúrgueres e batatas fritas. No final de julho passado, a empresa começou a vender um wrap de frango tamanho aperitivo por US$ 1,29, após o lançamento de um café mais forte e de uma salada asiática de frango, que aceleraram as vendas no primeiro semestre deste ano.