13/12/2006 21:12:03 –
A Rússia levantou a proibição da importação de produtos bovinos e lácteos do Brasil, anunciou hoje o Ministério de Agricultura russo. O comunicado indica que a importação de produtos de carne bovina, e lácteos, fabricados de forma industrial e que tenham passado por tratamento térmico, de todo o território do Brasil foi permitida nesta segunda.
A nota acrescenta que também ficam autorizados os fornecimentos desses produtos pelos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, onde haviam sido detectados focos de febre aftosa, que motivaram a suspensão das importações por parte da Rússia e de outros países.
O Brasil é o principal parceiro comercial de Moscou na América Latina, e, em 2005, foi a origem de 2,4% do total das importações russas da região, e adquiriu 0,3% das exportações da Rússia, segundo fontes oficiais locais.
Para o setor alimentício russo, o Brasil é um parceiro-chave, origem de 82% do açúcar, 71% da carne de porco, 44% da carne bovina e 30% do café solúvel que a Rússia importou em 2005
Agrol Notícias – 13/12/2006
Notícia adaptada pela equipe do Boletim Agropecuário