Publicado em 16 de setembro de 2010 às 09:07
Incêndio em secador de café na Fazenda Cocaes causa prejuízos e mais de 5 horas de trabalho
Um grande incêndio aconteceu na Fazenda Cocaes, às 03:00 de quinta-feira, 16 de Setembro, os homens do Corpo de Bombeiros se dirigiram para o local pois um secador de café havia se incendiado.
Na chegada, foi constatado que se tratava de dois secadores, pois o fogo já havia se alastrado por eles. Os equipamentos ficavam dentro de um pequeno galpão, o que dificultava o trabalho de combate ao incêndio.
Segundo funcionários que trabalhavam no local, o secador de café é um grande turbilhão que “puxa” o ar quente de uma fornalha. O grande risco de acidentes acontece quando fagulhas conseguem passar pelo sistema e assim atingir o turbilhão, que além da alta temperatura tem muitas partículas e material de facial combustão e infelizmente foi esta a causa do incêndio. Ainda segundo testemunhas, duas explosões aconteceram no momento em que houve a combustão, mais nenhuma peça se rompeu, evitando um acidente com vítimas.
Os dois secadores armazenavam cerca de 5.000 quilos de café, produto este perdido, somando um prejuízo maior que R$ 16.000,00, além do galpão e equipamento danificados.
Veja o vídeo de rescaldo feito pelo Corpo de Bombeiros
http://www.youtube.com/watch?v=2vmVqKCYngE
O trabalho do Corpo de Bombeiros se estendeu por mais de 5 horas, além da água transportada pelo caminhão auto-bomba, um caminhão pipa de uma usina de moagem de cana-de-açúcar e tratores com tanques com água foram utilizados para extinguir o fogo, que persistia entre os grãos de café.
Veja fotos http://www.santacruznews.com.br/noticia_ler.php?s=1&conteudo_id=2286