A construção da via perimetral na margem direita do porto de Santos já tem o sinal verde para seu início, com a expedição da Licença de Instalação (LI) feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a ser publicada hoje no Diário Oficial da União. A LI está entre as principais exigências do Tribunal de Contas da União, para liberar a obra, cujo custo está orçado em R$ 55 milhões. A licitação foi vencida pela Construtora OAS e o prazo previsto de construção é de 18 meses.
“Esperamos pela breve liberação da obra pelo TCU para darmos a partida no projeto, um dos mais importantes do porto na atualidade, pois implica na racionalização do tráfego, hoje com entrocamentos entre os modais ferroviário e rodoviário, motivo de perdas de tempo nas operações e ônus para os operadores”, disse Fabrízio Pierdomenico, diretor comercial da Codesp.
Conforme o diretor, maiores ganhos de produtividade no sistema advirão, junto com a perimetral, pela habilitação de pátios reguladores de caminhões. A Codesp já habilitou três desses pátios, todos em Cubatão, pertencentes às empresas Ecopátio, Rodopark e Libra. Os veículos e seus condutores contarão com facilidades para estacionamento, seguidas da sua liberação direta para o costado do navio.
A perimetral terá três trechos, no total de 9,2 quilômetros de comprimento, da Alemoa, na entrada da cidade, até o Canal 4. Neste ponto, a via se interliga à avenida Mario Covas, com 3,8 quilômetros de extensão, completando o percurso da Via Anchieta até a Ponta da Praia, trecho final do domínio do porto. A única obra de arte será um viaduto de aproximadamente 500 metros, para dar acesso exclusivo de caminhões que se dirigem aos terminais de açúcar.
A perimetral da margem esquerda, pelo lado de Guarujá, com cerca de 8 quilômetros de extensão, sofreu modificações no seu projeto e ainda não tem prazo para execução