Governador Serra defende a estadualização de Santos

Publicação: 16/01/07

16 de janeiro de 2007 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: Gazeta Mercantil

Segundo o ministro Furlan, a modernização do terminal é uma das prioridades da União. A estadualização do maior terminal marítimo da América Latina, o Porto de Santos, foi discutida ontem entre o governo de São Paulo, José Serra, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan. Segundo Serra, passando o terminal para responsabilidade do estado poderá ser viabilizado um novo ciclo de investimento para aumentar a capacidade atual do porto.


“O Porto de Santos está no limite e sofre com a falta de investimentos e assoreamento”, disse o governador durante a abertura da feira Couromoda. “Acreditamos que o governo do estado, no comando do processo, com participação federal, dos municípios e dos setores importadores e exportadores, pode dar um salto muito importante, que facilitará o comércio exterior da nossa economia”, ressaltou Serra. Em resposta a Serra, o ministro Furlan disse que o terminal é uma das prioridades do governo federal neste ano.


 “A modernização do Porto de Santos e o Ferroanel em São Paulo são empreendimentos prioritários para este ano. Em Santos, por exemplo, há investimentos previstos nas avenidas perimetrais que devem desobstruir a entrada do Porto e dinamizar os embarques”, disse Furlan. Segundo a assessoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), para este ano serão realizadas obras para melhorar a logística do Porto de Santos. Serão investidos R$ 604 milhões. O terminal tem uma participação média de 25% das exportações brasileiras.


Até outubro do ano passado a movimentação pelo terminal respondeu por 26,5% da balança comerciais, com US$ 50,1 bilhões das cargas embarcadas. Nos dez meses de 2006, pelo porto foram exportados 63.191.655 toneladas, representando um incremento de 3,16% em relação a igual período de 2005. A expectativa para o fechamento do ano de 2006 é de 75,2 milhões de toneladas exportadas. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.