GLP UMA ALTERNATIVA PARA A SECAGEM E TORREFAÇÃO DE CAFÉ

Com secagem eficiente e curva de torra eficaz e uniforme, o sistema a GLP confere qualidade final ao grão de café e garante controle operacional durante os processos.

São Paulo – abril de 2016. Durante a Agrishow 2016, que acontece de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto (SP), a Ultragaz apresentará ao mercado os benefícios do GLP para o agronegócio, inclusive na secagem e torrefação dos grãos de café.
 
Pioneira e inovadora, a Ultragaz proporciona ao empresário do agronegócio tecnologia de ponta, atrelada ao uso do GLP como opção energética eficiente em substituição da lenha e outros combustíveis. O GLP vem ganhando espaço no agronegócio por propiciar inúmeras vantagens ambientais, sociais e econômicas.
 
Para os empresários do agronegócio do segmento de café, o uso do GLP traz muitos benefícios nos processos de secagem e de torrefação, que são consideradas as etapas mais importantes, pois interferem diretamente no aroma, sabor e acidez do grão. Através da utilização do GLP é possível proporcionar controle e uniformidade durante todo o processo, o que é essencial para um produto de qualidade superior.
 
“Com o uso do GLP é possível automatizar e controlar de forma precisa o processo de secagem de café, já que não necessita de mão de obra para alimentação de lenha na fornalha e possibilita a modulação da chama de acordo com a produção, resultando em eficiência e economia para o produtor. O controle da temperatura de acordo com o grau de torra desejado é uma variável muito importante neste processo”, detalha Gustavo Luis Teixeira, Gerente de Novos Usos Granel, departamento da Ultragaz responsável por identificar e introduzir novas aplicações do GLP no mercado de granel (empresarial). “Desta forma, o empresário ganha produtividade e qualidade do grão, essenciais para este mercado”, explica.
 
O executivo da empresa destaca ainda que a utilização do GLP é uma solução ambientalmente amigável e possui diversas vantagens se comparada com a lenha, como, por exemplo, baixas emissões de poluente, combustão que não gera materiais particulados, não contribui para a destruição de mata nativa, entre outras. Outro ponto forte do GLP é sua segurança operacional e melhoria nas condições de saúde dos trabalhadores. “Como não há a necessidade de abastecer fornalhas, evita-se a exposição ao risco de doenças provenientes dos esforços realizados para carregar lenha, picadas de insetos peçonhentos e exposição ao calor e partículas tóxicas e carcinogênicas geradas na queima da biomassa”.
 
Outras Aplicações
Bastante versátil, o GLP pode ser aplicado na secagem de diversos tipos de grãos e sementes, com as mesmas vantagens da secagem e torrefação do café.  Também tem sido amplamente utilizado no aquecimento aviário. Para esse fim, o gás é utilizado para geração o calor e permite controle preciso de temperatura do aviário, obtendo vantagens como, distribuição de calor homogênea, redução do índice de mortalidade, melhor conversão alimentar e automatização do processo.
 
O Ultrasystem

No estande da empresa os produtores interessados em fazer a mudança da matriz energética terão à disposição um grupo de especialistas e técnicos para dar consultoria sobre o Ultrasystem, solução que atende de forma personalizada os mais diversos segmentos do agronegócio. Lançado há mais de 20 anos, foi o primeiro sistema de gás a granel no País e mais uma vez marcou o pioneirismo da Ultragaz em trazer ao mercado nacional o que há de mais moderno no setor de GLP no mundo. Por meio dele, o gás é transferido diretamente do caminhão para cilindros ou tanques, sem que haja necessidade de troca de recipiente.
 
De acordo com Teixeira, podem ser destacadas inúmeras vantagens ao se fazer a conversão de outra matriz energética para GLP. “É mais eficiente, permite o abastecimento contínuo e personalizado, pois contrata-se o serviço de acordo com a aplicação. Além disso, o processo pode ser automatizado e controlado com variações pequenas de temperatura, o que é fundamental na secagem de sementes e no aquecimento de aviários”.
 
Serviço:


Agrishow 2016
23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação
Data e Horário: 25 a 29 de abril, das 8h00 às 18h00
Local: Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 31 – City Ribeirão – Ribeirão Preto/SP

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.