Investimento espresso
Como o gigante holandês ING ganhou mercado ao criar uma rede de cafeterias para atender os clientes
Por Carlos Sambrana
Em dez anos, o ING Direct, banco online do grupo, conquistou 19,4 milhões de clientes em nove países |
O primeiro ING Direct Café surgiu, em 1999, em Madri, na Espanha. A aceitação dos clientes foi tão boa que, no ano seguinte, dois pontos foram abertos, mais um em Madri e outro em Barcelona. Em 2008, avisam os executivos da operação espanhola, a cidade de Sevilha ganhará um novo megacafé. O mesmo sucesso aconteceu na França, com uma unidade em Paris, e nos Estados Unidos, com cinco lojas e previsão de mais uma em 2008. O que atrai os clientes é o modelo de negócios. Além de o banco online cobrar taxas mais baixas por ter um custo menor, o cliente ainda tem um espaço físico para fazer suas aplicações. Isso porque cada mesa da cafeteria conta com um terminal no qual é possível acessar a conta corrente e movimentar dinheiro. Mais: no lugar do garçom, quem atende os clientes são consultores financeiros. “Essa é a tendência no setor bancário”, diz Walter Longo, vicepresidente e mentor de estratégia e inovação da agência de publicidade Young & Rubicam. “O conceito de agência tem de ser mais agradável aos clientes. Os bancos brasileiros devem ficar de olho nisso.”
ING DIRECT CAFÉ, DE MADRI: os clientes são atendidos por consultores financeiros e, em cada mesa, há um terminal no qual é possível movimentar a conta |
A estratégia de criar cafeterias em vários países, garantem os executivos do ING Direct, é vitoriosa em vários sentidos. No local físico, o cliente pode consultar um funcionário da instituição para ter mais informações; o ING Direct ganha status de banco real, não apenas virtual, e a marca conquista maior visibilidade. Prova disso é que 20% das pessoas que freqüentam a cafeteria de Nova York não são clientes ING. No futuro, esse público pode se tornar correntista. “Isso mostra que o banco está oferecendo um serviço diferenciado”, diz Eduardo Tomiya, sócio da BrandAnalytics, consultoria especializada em avaliação de marcas. “Eles estão conseguindo passar uma imagem agradável às pessoas.” O negócio, ao que tudo indica, tem dado certo. Em apenas dez anos de existência, o ING Direct, com presença em nove países, já conta com 19,4 milhões de clientes e ativos de 304 bilhões de euros. O cafezinho deve ser bom mesmo.