Agência Brasil
Brasília – As exportações do agronegócio brasileiro registraram, no período de 2002 a 2006, crescimento de 99%, apesar da crise nas últimas duas safras. De acordo com dados da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, as vendas externas do setor aumentaram de US$ 24,8 bilhões para US$ 49,4 bilhões nestes quatro anos.
Segundo o secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, os principais fatores que explicam o crescimento são o aumento das exportações de carnes e do setor sucroalcooleiro (açúcar e álcool) e a recuperação dos preços do café. “Há também um crescimento expressivo de frutas. Temos uma competitividade muito grande em frutas tropicais”, acrescentou Porto.
De acordo com os números da SRI, açúcar e álcool tiveram crescimento de 243%; de carnes, de 170%; e café, de 143%. As vendas externas de frutas passaram de US$ 400 milhões em 2002 para US$ 702 milhões em 2006. Porto explicou que algumas dificuldades enfrentadas por outros países também contribuíram para o crescimento das exportações do agronegócio Brasileiro.
“Em 2005, o fator mais estimulante foi o câmbio. Depois houve a quebra de safra e a valorização do real frente ao dólar, mas o Brasil já tinha conquistado vários mercados. No caso das carnes, essa conquista foi favorecida pelo aparecimento da gripe aviária em países da Ásia e também pelo surgimento do mal da vaca louca nos Estados Unidos e no Canadá”, ressaltou.
O secretário disse que, para os próximos anos, a expectativa é de que as exportações continuem crescendo, impulsionadas, especialmente, pelo bom momento do açúcar e do álcool. “As perspectivas são muito boas, primeiro porque os preços internacionais das commodities estão melhorando. Há uma expectativa muito grande para o biocombustível no mundo, a safra deste ano está boa, devido às chuvas e à vitória que o Brasil teve na OMC [Organização Mundial do Comércio] contra a União Européia, que abriu perspectivas muito boas para o açúcar”.
Porto informou ainda que neste ano o Ministério da Agricultura vai intensificar as campanhas de promoção de produtos brasileiros no exterior, como foi feito, por exemplo, durante a Copa do Mundo de Futebol, no ano passado na Alemanha.