Ex-diretor do Incaper vai para conselho de café

Por: A Gazeta ES

Milena Murta


Depois de cinco anos à frente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o engenheiro Ênio Bergoli deixa a presidência do órgão e assume a Secretaria Extraordinária de Estado de Gerenciamento de Projetos (Segep).


Para seu lugar foi escolhido outro engenheiro agrônomo, Gilmar Dadalto, servidor do Incaper há 23 anos e mestre em Manejo e Conservação de Recursos Naturais. “Nosso quadro técnico tem atuação direta no desenvolvimento de diversos incrementos no setor agrícola do Espírito Santo”, disse ele, ressaltando a importância do órgão.


Bergoli também foi nomeado, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), membro titular do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), como um dos representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A indicação partiu da Federação da Agricultura do Estado do Espírito Santo (Faes).


“É um grande passo para a projeção nacional do nosso café, que é extremamente importante aqui no Estado. 42% da renda que fica com os produtores rurais vem da agricultura. Representar este setor no CDPC, que define os destinos da política nacional para a atividade no Brasil, é extremamente estratégico”, disse Bergoli.


O CDPC é o único conselho do MAPA. Formado por apenas 14 membros, a entidade coordena as ações do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), que possui mais de R$ 2,5 bilhões destinados a aplicações em crédito rural, promoção, controle do estoque, pesquisa, assistência técnica e outras áreas.


Embrapa


Outra novidade que pode trazer ainda mais benefícios para a atividade cafeeira no Estado é a nomeação do pesquisador do Incaper Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca como novo gerente geral do núcleo Café da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Café).


A gestão de Fonseca terá como objetivo a geração de inovações tecnológicas que promovam competitividade ao agronegócio do café brasileiro.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.