Belo Horizonte (09.2013) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) participará de uma série de três workshops, com o tema “Equipando-nos para a Mudança Climática” dentro da programação da Semana Internacional do Café. Os workshops vão discutir o impacto das mudanças climáticas para a cafeicultura.
O presidente da EPAMIG, Marcelo Lana Franco, participa da abertura do workshop no dia 9 de setembro, às 14h30. Para ele, as pesquisas acerca das mudanças climáticas são algumas das mais exponenciais da EPAMIG. “Todas as questões que envolvem meio ambiente são fundamentais para a produção não só de café, mas de todos os alimentos, e por isso as pesquisas sobre o clima são estratégicas e seus resultados devem ser difundidos com o maior nível de eficácia possível”, afirma.
De acordo com o diretor técnico da EPAMIG, melhorista de arroz, Plínio César Soares, as pesquisas da empresa focam no melhoramento genético do café o que implica uma busca por aumento da produtividade e resistência a doenças, especialmente a ferrugem – que é a principal doença do cafeeiro. “Um dos desafios dos pesquisadores é a obtenção de cultivares resistentes aos nematoides das galhas e ao bicho mineiro, mas atualmente outro foco muito importante dos melhoristas é o desenvolvimento de cultivares tolerantes à seca e adaptadas às mudanças climáticas que ocorrem em todo o mundo”, explica.
Na programação os pesquisadores da EPAMIG, Régis Pereira Venturin e Gladyston Rodrigues de Carvalho vão apresentar o painel “Pesquisas sobre a Mudança Climática no Brasil”, no dia 9 de setembro.
O que acontece quando enchentes, secas ou doenças reduzem significativamente a colheita dos pequenos produtores? O que isso significa para a subsistência, a segurança alimentar e para a qualidade da produção? Qual seria o valor adicional que a indústria do café deve investir? Questões como esta serão debatidas etc.
O Workshop é promovido pela Fundação Hanns R. Neumann Istiftung (HRNS) e a Iniciativa Café e Clima (C&C), que tem como membros associados empresas da Noruega, Finlândia, Itália, Alemanha, França e Brasil com apoio da EPAMIG.
O workshop será realizado no Mini-Plenário do nível 2 do Expominas nos dias 09, 11 e 12 sempre de 13h30 às 18h. Produtores, pesquisadores, extensionistas e técnicos interessados na área podem participar. As inscrições são gratuitas e devem ser feita no local do evento.
Cultivares
Durante a Semana Internacional do Café, o público poderá experimentar o café feito a partir de quatro cultivares desenvolvidas por pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). As escolhidas foram Catiguá MG2, Paraíso 1, Paraíso 2 e Pau-brasil. Todas com alta qualidade sensorial, elevada produtividade e principalmente resistentes à ferrugem, uma das principais doenças do cafeeiro. Baristas ficarão no estande da EPAMIG auxiliando o público na degustação da bebida.