ENTREVISTA: Um novo sistema para você montar sua cafeteria – `PROJETO INVESTIDOR´ – Kassai Café.

7 de novembro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo





Com o crescimento constante do mercado de cafeterias os futuros empresários, tem que tomar algumas decisões, na hora de abrir a sua propria cafeteria, no mundo dos cafés especias, ou encarar tudo sozindo correndo atrás de tudo, assim tipo Starbucks que não trabalha com franquias,  e alias já se prepara para abrir lojas fora da cidade de São Paulo onde já conta com 6 lojas; ou encarar os royalties de uma franquia como a Fran´s Cafés. Esta é uma das muitas duvidas que roda a cabeça dos empresários que estão planejando abrir uma cafeteria. Procurando auxiliar estes empresário, nos da Revista Cafeicultura, fizemos a entrevista a seguir com o Sr Jorge Kassai, que vem trabalhando com um novo sistema de montagem de cafeterias, o “PROJETO INVESTIDOR” – Kassai Café.


 


Revista Cafeicultura:  Qual é o negócio do Kassai Café? O que faz?


Jorge Kasai:  Nosso principal negócio é o café. Nós plantamos, colhemos, secamos, beneficiamos, classificamos, selecionamos, torramos, fazemos a composição (BLEND) e empacotamos. Cumprimos todo ciclo produtivo do Café.


Um dos principais objetivos do Kassai Café está na mudança de concepção de café, na melhoria de processo, visando cada vez mais, elevar o conceito do Café do Brasil.


Trata-se de café GOURMET, especialmente preparado para extração do verdadeiro aroma e sabor do café espresso Brasileiro. A bebida é balanceada através de composição (BLEND) de grãos de várias regiões do Brasil, apresentando todas as características desejáveis no espresso, como: aroma, corpo, cremosidade, suavidade, retro gosto, etc.


Prestamos consultoria e assessoramento na implantação de cafeterias e afins, desde a planta, layout, treinamento de pessoal, higienização, produtos, utensílios, Máquinas Profissionais, etc.


Temos cursos de:



  • Torrefação de café gourmet;
  • Degustação de café torrado,
  • Barista, etc;


Revista Cafeicultura:  O que é o “projeto investidor” do Kassai Café?


Jorge Kasai:  é um projeto que visa auxiliar o empreendedor na implantação de uma cafeteria em todas as etapas do processo, com consultoria e assessoramento.  Desde a familiarização dos produtos afins, treinamento de funcionários, (visando padronização de procedimentos), à montagem efetiva da cafeteria.



Revista Cafeicultura:  É uma franquia? 


Jorge Kasai:   Não é  franquia. Há toda formatação de uma franquia  mas não é. O que difere uma da outra é que no projeto Investidor do Kassai Café, você não tem despesas com franquia nem há despesas de “royalties” mensais.


 Você não fica vinculado a contrato algum. Há, entretanto, filosofia de trabalho e padrão de procedimentos, que devem ser seguidos, tais como: padrão de qualidade nos produtos a serem comercializados; padrão de atendimento; padrão de higienização; postura dos Baristas; atendentes, etc.



Revista Cafeicultura:  O que está inserido no projeto?  


Jorge Kasai:  O projeto prevê:



  1. Curso completo de Barista que contempla: análise sensorial do café; degustação de café; manutenção de máquinas espresso; regulagem da ganometria do café; higienização dos equipamentos; compactação; ponto de torra, Padrão de atendimento, etc;
  2. Padrão de qualidade dos produtos;
  3. Postura comportamental dos atendentes;
  4. Carta de café (espressos, cappuccino e coquetéis);
  5. Assessoramento na aquisição de equipamentos, móveis e utensílios;
  6. Assessoramento no projeto arquitetônico, se necessário;
  7. Reciclagem visando manter o padrão de procedimentos.



Revista Cafeicultura:  Qual a participação do investidor em valores?


Jorge Kasai:  O valor varia de R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00, dependendo do número de funcionários a serem treinados.  Não estão incluídos, despesas com transportes, alimentação e pernoite dos colaboradores do Kassai Café, que correrão por conta do investidor.



Revista Cafeicultura:  Qual a responsabilidade do investidor nesse projeto?


Jorge Kasai:  A única responsabilidade do investidor é manter o padrão de qualidade na sua atividade.


Revista Cafeicultura:  Há possibilidade de implantar referido projeto em outro Estado? Qual é a duração do treinamento?


Jorge Kasai:  Sim há possibilidade. O Kassai Café vem implantando referido projeto em todo território Nacional. O Curso de Barista tem carga horária de 30 horas/aula (4 dias).


 
Revista Cafeicultura:  O investidor tem a obrigação de utilizar produtos do Kassai Café? Por quanto tempo?


Jorge Kasai:  O investidor não é obrigado a nada. Tanto que não há contrato nesse sentido. A palavra “OBRIGAÇÃO” soa estar vinculado a alguma coisa. Não é a política do Kassai Café.


No nosso entendimento, o investidor deve procurar o que há de melhor no mercado e, O Kassai Café tem confiança na qualidade de seu produto, portanto, não há necessidade de vincular o produto.



Revista Cafeicultura:  Se o investidor optar pelo projeto do Kassai Café, qual o benefício que terá?


Jorge Kasai:  No entendimento do Kassai Café, o benefício deve ser percebido pelo investidor, porém, citamos algumas que julgamos oportuno:



  1. Garantia da qualidade do produto “café”;
  2. Garantia do pós venda;
  3. Liberdade do investidor na montagem da cafeteria, com relação a Layout, produtos e serviços;
  4. Inexistência de contrato formal;
  5. Inexistência de despesas com franquias e Hoyalties;
  6. Liberdade na escolha de produtos a serem comercializados;
  7. Liberdade numa eventual necessidade de troca de parceria.


Revista Cafeicultura:  Se houver necessidade de reciclagem no treinamento, como funciona?


Jorge Kasai:  No pacote do projeto é previsto a reciclagem no treinamento de funcionários. Não haverá custos, exceto o de transporte, alimentação e pernoite, se for o caso, durante o período de até 1 (um) ano após a data do treinamento efetuado.



Revista Cafeicultura:  O investidor tem a obrigação de usar a marca “Kassai Café”?


Jorge Kasai:  Não. O uso da marca não e obrigatória. Uma placa sinalizadora é colocada no ambiente interno, para que seja identificada a origem do café, sem custo adicional.


No caso do investidor optar por usar a marca, e for de interesse também do Kassai Café, o valor do investimento para confecção da marca, correrão por conta do investidor.  O Kassai Café, reserva-se no direito de cedê-lo ou não, em função do perfil do investidor, com relação ao cumprimento dos procedimentos definidos.



Revista Cafeicultura:  O investidor pode ter um rótulo com a marca própria do café fornecido pelo Kassai Café?


Jorge Kasai:  Sim. Pode ter a marca própria no anverso da embalagem. A Marca Kassai Café deve estar fixada no verso da embalagem, por questões legais.



Revista Cafeicultura:  O Café do Kassai Café pode ser adquirido por cafeterias já instaladas?


Jorge Kasai:  Sim. Desde que não haja cafeterias na região que tenha esse produto.



Revista Cafeicultura:  Como o investidor pode ter a garantia de que o projeto Investidor do Kassai Café é o correto?  Porque o investidor deve escolher esse projeto?


Jorge Kasai:  A melhor forma de decidir é quando há convicção. Para tanto devem conhecer os produtos. Nossa proposta é para que venham conhecer nossos produtos, ou peçam referência junto aos nossos parceiros, a nível de  Brasil.


Insistimos para que conheçam nossa atividade.  Queremos ter a consciência de que o investidor procurou nossos serviço/produto e teve oportunidade de conhecê-los.


A decisão de adquirir nossos serviços é do investidor.  Temos como política, respeitar a sua decisão.



Revista Cafeicultura:  O Kassai Café tem cafeteria própria instalada? Onde?


Jorge Kasai:  Não. Kassai Café não tem cafeteria própria. Não é filosofia da empresa estar competindo com seus próprios clientes.


 


Lembre-se: 


Cafeteria não é apenas mais um negócio comercial. Cafeteria é um ambiente para encontro de amigos.


É comum todo empreendedor, imediatamente após o investimento, querer o resultado.  Em Cafeteria, esqueça essa possibilidade.


Cafeteria de ponta, é uma das atividades que cresce paulatinamente, na medida da sua capacidade de convencimento dos seus produtos perante a clientela.  Tende a fidelizar clientes pelo ambiente, pela qualidade e pelo atendimento.


Não abra uma cafeteria como mais um negócio no mercado, visando obter retorno de imediato.


Abra com convicção. Procure conhecer os produtos, público alvo, como atingi-lo.


Lidar com cafeteria, significa mudar conceitos, quebrar  paradigmas.  Entender e fazer o seu público entender que não se trata de um mero comércio.


SERVIÇO:


Kassai Café  – Grãos Selecionados
Site:  www.kassaicafe.com.br
Email: kassai@kassaicafe.com.br
Fone: (41) 3035-5640      
Fax: (41) 3035-5641   

Rua Padre Bitencourt, 138 – Centro
CEP: 83030-490 – São José dos Pinhais – PARANÁ

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