O embaixador da China no Brasil, Chen Duqing, chega ao Espírito Santo, no próximo dia 7 de fevereiro, para conhecer as potencialidades do Estado e promover uma maior integração empresarial com a China.
Durante os três dias de visita, o representante do segundo país no ranking das economias mundiais, vai se reunir com representantes do governo capixaba e com empresários da região, para discutir os principais projetos do Estado que poderão atrair recursos de capital chinês.
No dia 8, Chen Duqing, em audiência com o governador Paulo Hartung fará um convite oficial para viagem à China, no mês de abril ou maio, quando acontece a 101ª Edição da Canton Fair – maior feira de negócios daquele país. Logo após, participará de um almoço-posse com o senador eleito Renato Casagrande, com o presidente da Câmara do Estado e ministrará palestra com tema: Relações Comerciais entre Brasil e China.
No dia 9, o embaixador participará de um café da manhã com a Associação dos Empresários da Serra – Ases, e também conhecerá a Feira Internacional do Mármore e Granito. Após o almoço segue para audiência com o prefeito de Vitória, João Coser.
Paralelo a visita do embaixador, chega também ao Estado o Presidente Nacional da Câmara Internacional Brasil-China, Charles Tang, que ministrará palestra às 19 horas, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) sobre a Canton Fair 2007, que nessa edição agregará a oportunidade de exportação de produtos brasileiros à China.
Canton Fair 2007
Em sua 101º edição, o evento que ocorre duas vezes por ano, conta com a participação de 1300 expositores, produtos customizados, preços imbatíveis, nível internacional de qualidade e distribuição em escala global.
A Canton Fair acontecerá no mês de abril em duas fases, a primeira de 15 a 19, abrangendo as áreas de eletrodomésticos, eletrônicos, moto, vestuário, entre outros e a segunda parte, do dia 25 a 29, com utilidades domésticas, produtos naturais, brinquedos, etc.
Assim como o Brasil, a China apresenta taxas de exportação e importação em ascensão o que possibilita um forte crescimento do comércio bilateral entre os países.