Inscrições vão até o dia 20 de agosto
Fonte: Isaac Vilela
A unidade da Emater em Cornélio Procópio começa trabalhar para a 5ª edição do concurso Café Qualidade. Segundo o técnico Valdimir Passos (Mineiro), no momento está sendo feito o trabalho de triagem para identificação das melhores amostras entre os quinze municípios cafeeiros da região de Cornélio Procópio. Ele lembra que as inscrições para o concurso vão até o dia 20 de agosto. A procura tem sido boa, ficando acima das expectativas dos organizadores. No dia 25 de setembro está prevista no Centro Cultural Galdino de Almeida, a premiação das dez melhores amostras de café das modalidades cereja descascado e natural. Mineiro acrescentou que desde a criação deste concurso verificou-se um avanço significativo na qualidade do café produzido na região de Cornélio Procópio. Ressaltou que este ano o clima está sendo propício para a produção de um café de qualidade.
O técnico destacou o trabalho da Emater em parceria com as Associações de Cafés Especiais envolvendo as regiões de Cornélio Procópio e de Santo Antônio da Platina, criadas nos mesmos moldes da Associação de Café do Cerrado Mineiro. Isso, de acordo com ele, tem projetado o Paraná como um estado dos mais promissores em termos de café de qualidade colocado no mercado consumidor e externo. Mineiro adiantou ainda que, a Emater local estará participando com cafeicultores de Cornélio Procópio e região na Feira Internacional do Café que vai ocorrer no final do ano na cidade de Jacarezinho. “O café continua sendo um produto de forte impacto no resultado da economia na região e também no estado do Paraná”, acrescentou.
TRIGO, SOJA E MILHO – Em entrevista concedida ao site de notícias Agora Cornélio, o economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Santo Pulcinelli Filho disse que houve aumento no plantio de trigo na região. Segundo ele, nos 23 municípios da região de Cornélio Procópio foram plantados cerca de 170 mil hectares de trigo. O especialista lembrou que o trigo está em fase adiantada de plantio e a maior parte das lavouras apresenta boa germinação e bom desenvolvimento.
Quanto ao milho, Santo Pulcinelli Filho afirmou que foram plantados 100 mil hectares da “safrinha”. Ele adiantou que está mantida produtividade entre 5,5 e 6 mil toneladas por hectare plantado para o milho. No tocante a soja também está mantida a produtividade entre 2,700 e 2,900 toneladas por hectare. O economista assinalou que as condições climáticas têm sido benéficas para o perfeito desenvolvimento dessas culturas tradicionais na região de Cornélio Procópio. Ele espera que o clima continue propício para isso, beneficiando produtores rurais e consumidores em geral.
Na entrevista, o economista do Deral local destacou que os técnicos do Núcleo Regional da Seab estão em alerta máximo para evitar que os produtores rurais tenham prejuízos com possíveis geadas e baixas temperaturas neste período de inverno. “Até agora o clima tem sido favorável para nossos agricultores. No entanto, trabalhamos com previsão de 48 horas e não sabemos o que vai ocorrer lá na frente”, apontou. Ele reiterou que a região de Cornélio Procópio não teve nenhum tipo de perda com o milho safrinha devido as baixas temperaturas, ao contrário de outras regiões do Estado onde as perdas com a cultura chegaram a 20%.
FRUTAS – A região de Cornélio Procópio tem hoje uma área plantada de pelo menos 6 mil e 500 hectares de frutas, com destaque para a banana que ocupou espaço de 2 mil 839 hectares na safra de 2006, seguido da uva (foto) com mil e 48 hectares, abacate 346 hectares, laranja 191 hectares, pêssego 106 hectares e goiaba 36 hectares. A afirmação é do economista do Deral (Departamento de Economia Rural) do Núcleo Regional da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), Santo Pulcinelli Filho.
Ele acredita, inclusive, em aumento na área plantada de frutas, uma vez que muitos produtores estão aderindo à fruticultura na região de Cornélio Procópio, desestimados com as culturas tradicionais (soja, milho safrinha e trigo) que são predominantes na área de abrangência do Núcleo Regional da Seab local. Por sua vez, o técnico da Emater Manoel Pessoa Lira disse que a fruticultura já é uma realidade na região de Cornélio Procópio, porque tem sido uma fonte maior de lucro para os produtores rurais, cansados de colher prejuízos com as culturas tradicionais.