Edilson Alcântara é o novo diretor do Departamento do Café, da Secretaria de Produção e Agroenergia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União que circula hoje. A frente do cargo, o gestor pretende melhorar os instrumentos de apoio do Governo Federal ao setor, estimulando a qualidade e intensificando renda do produtor de café.
Alcântara é formado em jornalismo, com especializações em marketing (USP) e Administração e Economia (FGV) e trabalhou durante 26 anos no Banco do Brasil. Atuou como gestor das Cédulas de Produto Rural, lançou a Cédula de Produto Rural (CPR) do Café, introduzindo a cultura dos mercados futuros e de venda antecipada no meio rural.
Edilson contribuiu para a elaboração da Lei da CPR Financeira e na elaboração da Lei dos novos títulos agropecuários (CDA/WA, LCA, CDCA e CRA). Na BMFBovespa, foi o responsável pela implantação da Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), da qual foi diretor-executivo por 8 anos.