COSTA RICA COLHE 15% A MENOS NA SAFRA 2008/09

Por: Blog do café

A Costa Rica encerrou seus trabalhos de cata da safra 2008/2009 totalizando uma produção de 2,12 milhões de quintais (1,625 milhão de sacas de 60 kg), o que implicou uma queda de 14,86% na comparação com os 2,490 milhões de quintais (1,909 milhão de sacas) colhidos no ciclo 2007/2008.


Segundo Ronald Peters, diretor-executivo do Icafe (Instituto Costarriquenho do Café), em entrevista à Reuters América Latina, a retração produtiva se deve ao comportamento cíclico das plantas (bienalidade) e, também, ao impacto do clima e à redução dos tratos culturais nas lavouras.


Ele explicou que as chuvas inesperadas em novembro e dezembro, no Valle Central Ocidental e outras zonas, onde a maturação é mediana, e em janeiro, nas zonas onde a maturação é tardia, prejudicaram a produção em quantidade e qualidade ao final da colheita.


Ainda conforme ele, outro fator relevante para a queda produtiva foi a redução dos tratos culturais nos cafezais ao longo dos anos 2007 e 2008, sendo esta uma consequência da alta dos preços dos fertilizantes e de outros produtos químicos utilizados na cafeicultura. 


Finalizando, o diretor-executivo do Icafe mencionou que a colheita da safra 2009/10, que está apenas em floração em algumas zonas produtoras, no presente momento, deve ser melhor caso se cumpra o comportamento cíclico da bienalidade e caso melhorem os tratos culturais. Peters insistiu para que os produtores não “baixem a guarda” e tratem adequadamente seus cafezais, de forma que se preserve uma boa colheita.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.