O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, ressaltou a importância da intercooperação durante a visita. “Foi uma oportunidade de conhecer outra forma de trabalho.
Representantes da Cooabriel, foram ao estado do Pará nesta semana para conhecer cadeias e processos produtivos regionais. O presidente Luiz Carlos Bastianello e o superintendente Carlos Augusto Pandolfi visitaram a sede do Sistema OCB/PA e também conheceram a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA) nos dias 19 e 20/01.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, ressaltou a importância da intercooperação durante a visita. “Foi uma oportunidade de conhecer outra forma de trabalho. Fomos muito bem recebidos pela OCB/PA e tivemos um excelente diálogo. É importante trocar experiências e validar a importância do cooperativismo. A CAMTA tem um papel importante no progresso da cidade onde atua”, destacou.
Durante a visita a CAMTA, o presidente da cooperativa, Alberto Oppata, realizou a recepção dos representantes da COOABRIEL, que também conheceram o parque industrial com o apoio dos diretores da cooperativa, Leandro Mesquita e Dinaldo Santos.
O superintendente da Cooabriel também ressaltou a importância da realização do benchmarking, que é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.
“A Cooabriel tem em seu planejamento estratégico a diversificação de produtos e, no momento, nós estamos buscando entender e conhecer novos processos”, afirmou.
O encontro entre as cooperativas foi possível pela parceria entre o Sistema OCB/PA e o Sistema OCB/ES. Durante a passagem pela Casa do Cooperativismo, sede do Sistema OCB/PA, Pandolfi ainda destacou a receptividade que encontrou. “Fomos recebidos com muito carinho e atenção pelo superintendente da OCB/PA Júnior Serra e também pelo analista Deivison Pinheiro, de forma que agradecemos imensamente todo o apoio prestado”, disse.
O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, também destacou a importância da troca de experiências. “Com essa visita pudemos viabilizar uma importante troca entre cooperativas de estados diferentes. Foi uma grande honra receber os representantes da Cooabriel em nossa casa e poder falar e mostrar um pouco do cooperativismo paraense. Além disso, esse foi um primeiro passo para analisar no futuro uma possível intercooperação entre as cooperativas”, finalizou.
Colaboração: ASCOM OCB/PA