CONTRA A SECA, PROJETO É DESENVOLVIDO POR CAFEICULTORES DO SUL DO ES

26.02.2015

Em meio à crise hídrica que atinge o Estado, está sendo desenvolvido, em municípios como Muqui e Mimoso do Sul (ES), o Projeto de Recuperação de Nascentes e Conservação do Solo – uma iniciativa da Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Espírito Santo (Cafesul), em andamento desde junho do ano passado.


 


O projeto visa cercar e preservar nascentes; construir um viveiro de mudas e distribuí-las para reflorestamento; e fazer caixas secas, adequando estradas, uma técnica que permite abastecer os lençóis freáticos com água da chuva e evitar a erosão do solo.


 


Até o momento, foram construídas 154 caixas secas, com uma capacidade de armazenamento total de 1,640 milhão de litros de água, e 3,9 quilômetros de estradas preparadas contra a erosão. O viveiro também está pronto, com as mudas em crescimento. E estão sendo distribuídos kits para o cercamento das nascentes.


 



 


Além disso, um grupo de cooperados da Cafesul fez visitas técnicas, em janeiro último, ao Instituto Terra (renomada entidade de preservação ambiental) e a comunidades de Colatina que desenvolvem projetos semelhantes.


 


As atividades do projeto são aplicadas pelos próprios cafeicultores, orientados por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A Cafesul tem atuação nos municípios de Muqui, Mimoso do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua e Anchieta.


 


Resultados


“A maior parte dos benefícios do projeto virá a médio e longo prazo, mas os pequenos produtores já se mostram muito satisfeitos, visto que a falta d’água está se agravando”, destaca Carlos Renato Theodoro, presidente da Cafesul.


 


Problemas climáticos afetam a produção rural na região há anos, segundo Carlos Renato. Mas ele destaca que o projeto atual é apenas um desdobramento do programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), colocado em prática desde 2008 pela cooperativa.


 


Financiamento


O projeto desenvolvido pela Cafesul recebeu um financiamento de R$ 150 mil, a partir de um edital para projetos socioambientais da Fundação Banco do Brasil – instituição reconhecida por dar apoio a iniciativas de desenvolvimento social em todo o país.


 


Fonte: http://www.aquies.com.br/2014/conteudo.asp?codigo=5843

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.