Colheita do robusta está praticamente finalizada no Espírito Santo

Por: Cepea / Agência Safras.

14/07/2009 – Em junho, a colheita de café robusta chegou praticamente ao final no Espírito Santo. Conforme avaliação do Cepea, em algumas regiões, os trabalhos de campo foram finalizados, ao passo que, em outras, restavam menos de 20% da safra 2009/10 a ser colhida. Quanto à qualidade, apesar de ter ocorrido um atraso no período de chuvas, o clima esteve favorável, com precipitações suficientes para garantir uma boa granação do robusta capixaba.


De acordo com colaboradores do Cepea, comparando-se à produção anterior, a safra 2009/10 apresentou melhor qualidade e grãos mais graúdos. Em Rondônia, segundo maior produtor nacional da variedade, cerca de 60% da produção daquele estado havia sido colhida. De modo geral, as atividades de campo do robusta rondoniense ocorreram em ritmo lento quando comparadas ao mesmo período de anos anteriores.


As comercializações seguiram bastante lentas em todo o País. Os poucos negócios realizados envolveram principalmente o tipo 7/8 bica corrida da safra nova (2009/10), destinado, sobretudo, ao consumo interno o robusta da safra 2008/09 foi pouco comercializado. Segundo agentes de mercado consultados pelo Cepea, para o tipo 6 peneira 13 acima, os negócios foram ainda mais restritos. Diante dos baixos patamares oferecidos por compradores, cafeicultores mantiveram-se ausentes do mercado, à espera de preços mais remuneradores. O robusta rondoniense 400 defeitos, que era cotado por volta de R$ 175,00/saca de 60 kg no início do mês, foi negociado por volta de R$ 150,00/sc ao final do período.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.