Pela terceira vez consecutiva, a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) foi contemplada com o Selo de Mérito, premiação outorgada anualmente pela Associação Brasileira de Cohabs (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) aos projetos habitacionais mais relevantes do ponto de vista técnico e social, entre concorrentes de todo o país.
Para merecer a premiação, a Cohab inscreveu no concurso o projeto Casa Especial, destinada a portadores de necessidades especiais, particularmente os cadeirantes. Anteriormente a companhia já havia sido premiada com o Selo de Mérito em duas ocasiões: em 2006 com o programa Lares Geraes – Habitação Popular e em 2007 com o Sistema de Aquecimento Solar das casas do PLHP. Essa é a 11ª edição do Selo de Mérito, que corresponde aos projetos executados em 2008.
Uma comissão julgadora de alto nível, formada por representantes da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, da Diretoria Executiva da Vice Presidência de Benefícios da Caixa Econômica Federal e do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) do Ministério das Cidades, avaliou os projetos concorrentes.
A entrega do prêmio será no dia 15 de abril, na abertura do 56º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que acontece simultaneamente à reunião conjunta do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Associação Brasileira de Cohabs (ABC), em São Paulo. No dia seguinte (16 de abril), durante o Plenário do Fórum, cada representante das entidades premiadas com o Selo de Mérito – 2008 fará uma exposição sobre os projetos vencedores.
O presidente da Cohab, Teodoro Lamounier, comemorou a conquista de mais um Selo de Mérito da ABC afirmando que “a premiação atesta que a companhia está em sintonia com as medidas e instrumentos de inclusão dos deficientes físicos”. Lamounier enfatizou ainda que na seleção dos mutuários a Cohab confere pontuação extra não apenas aos deficientes, mas também aos idosos e às mulheres arrimo de família.
Casa especial
A Casa Especial Cohab é projetada para possibilitar ao cadeirante plenas condições de circulação e uso de todas as dependências da moradia. A inovação resulta da Lei estadual nº 17.248/2007, sancionada pelo governador Aécio Neves em 27 de dezembro de 2007, cujo projeto foi de autoria do deputado Gilberto Abramo. A Lei destina aos portadores de necessidades especiais até 12% das moradias nos conjuntos habitacionais. Atende, também, à Norma Brasileira da ABTN de nº 9050/2004, de acessibilidade a edificações, espaços e equipamentos urbanos.
Além da Casa Especial Cohab, mereceram também o Selo de Mérito os projetos Casa Quilombola, da Cia. de Habitação do Paraná; Torre Sustentável para Habitação de Baixa Renda, da Companhia Habitacional de Santa Catarina; Casa Vera Lúcia (albergue), da Secretaria de Habitação do Estado de Tocantins; São Paulo Cara Nova e Programa de Regularização – Cidadão Legal, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo; Jardim Seminário e Residencial Tarsila do Amaral, da Agência Municipal de Habitação de Campo Grande; e Morar em Curitiba: PAC/OGU e Pró-Moradia, da Companhia Habitacional de Curitiba.