Maringá/PR – Na próxima segunda-feira (10), a Cocamar vai enviar um grupo de cafeicultores para ver de perto como funciona a mecanização da lavoura em um dos Estados onde isto está mais adiantado: Minas Gerais, precisamente a região do Triângulo.
O objetivo da cooperativa é acelerar o processo de modernização da cafeicultura em sua região, onde o predomínio é de pequenas propriedades, mantidas ainda, em sua grande maioria, com trabalho manual.
Segundo informou o coordenador de culturas perenes da Cocamar, engenheiro agrônomo Leandro Cezar Teixeira, eles vão ver como deve ser o espaçamento do cafezal para facilitar a entrada da máquinas. Em Minas, até mesmo a colheita é feita com um equipamento especialmente desenvolvido para esse fim. Para os paranaenses, tudo ainda é novidade. “A mecanização é a forma de viabilizar a atividade”, informou o coordenador, informando, por exemplo, que a mão de obra responde por mais de 40% dos custos. “Hoje, a redução das despesas é absolutamente imprescindível”, comentou.