15/11/2012
DA AGÊNCIA ESTADO | Jornal do Commercio
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), inaugurou ontem o escritório de representação da entidade em Pequim, na China, com objetivo de promover os produtos agropecuários nacionais e atrair investimentos chineses para o Brasil. Por meio de nota, a senadora afirmou que a intenção é construir um relacionamento com a China de médio e de longo prazos, e citou como produtores prioritários café, carnes e suco de laranja.
A dirigente observa que as projeções indicam que em 2016 a China deve aumentar em 55% as importações de carne de frango e 46% as de carne de suína. As previsões são de crescimento de 67% nas importações de soja. A senadora afirmou que a abertura do escritório na China é um passo efetivo rumo à internacionalização da CNA, processo que teve início há cerca de um ano.
Em abril do próximo ano, a entidade promoverá um seminário em Pequim sobre os investimentos em infraestrutura e logística no Brasil, com a participação de ministros, autoridades e empresários brasileiros. Em fevereiro de 2013, um grupo de representantes do setor empresarial chinês visitará o Brasil para conhecer o setor agropecuário nacional e, em maio, deve ocorrer a visita da Associação de Cadeias de Lojas e Franquias da China (CCFA), que agrupa quase mil empresários chineses e com a qual a CNA espera cooperar.