Clima favorece plantio do trigo
Chuva facilitou o armazenamento de água no solo próximo aos níveis de capacidade máxima em quase todo o Estado
A chegada de uma frente fria no Paraná na última quarta-feira trouxe chuvas generalizadas e causou ligeiro decréscimo das temperaturas em todo o Estado. A semana anterior transcorreu com chuvas esparsas e dias ensolarados, com temperaturas relativamente elevadas na maioria das regiões.
Dados do relatório semanal do setor de agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), levantados pelos pesquisadores Rogério Faria e Paulo Caramori, apontaram que as chuvas ocorridas no período foram suficientes para repor as perdas por evapotranspiração, resultando em armazenamento de água no solo próximo aos níveis de capacidade máxima em quase todo o Estado, com exceção das áreas ao redor de Londrina, onde a retenção de água esteve entre 25 a 75%.
Conforme informa o relatório do Iapar, as perdas de água por evapotranspiração na semana variaram entre 3 e 3,5 milímetros (mm)/dia na faixa Norte, entre 2 e 3 mm/dia na faixa Central e 1,5 a 2 mm/dia no restante do Paraná. As maiores precipitações ocorreram no Litoral e nas regiões de Curitiba, Sudoeste, Oeste e Noroeste, com totais na semana variando entre 50 a 275 mm. Na porção Central do Estado e na região Norte foram acumulados entre 0 e 50 mm, ocorrendo chuvas rápidas, algumas vezes intensas, principalmente no período da tarde.
Os pesquisadores afirmam que a colheita da soja e do milho está sendo favorecida pelos curtos períodos de estiagem. As chuvas favorecem ainda o desenvolvimento do milho safrinha e o feijão da seca e possibilita a semeadura do trigo, que já se iniciou no Norte do Estado. As boas condições hídricas auxiliam também a maturação do café e mantêm o crescimento das pastagens.
Serviço
Para obter informações diárias sobre temperatura e precipitação acesse o site do Iapar: www.iapar.br. Neste endereço também é possível encontrar as previsões semanais e mensais de todo o Paraná, além das recomendações do Zoneamento Agrícola do Estado.
Mariana Guerin
Reportagem Local