Eles podem esperar um treinamento bastante prazeroso, com relação ao tempo de permanência em sala, e transformador
Tendo em vista a importante cultura cafeeira no Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR/ES) disponibiliza um novo treinamento: “Classificação de Café”, com duração de 16 horas para até 20 participantes.
Com a nova capacitação, o produtor terá conhecimento da Classificação Oficial Brasileira (COB) para Café e poderá se posicionar com mais segurança no momento de comercializar o seu produto. Conhecendo o que produz, terá condições de negociar o preço de acordo com o mercado.
No treinamento o produtor receberá informações sobre a classificação por peneira, medição de umidade e quantificação de defeitos; formação do preço em função do enquadramento da amostra na COB; causas de defeitos, suas prevenções e correções. Consequentemente, melhorando os processos produtivos e o produto final, resultando em cafés com mais qualidade.
Segundo o instrutor Leandro da Silveira Barbosa, o treinamento é bem prático e dinâmico, sendo baseado em vivência dos próprios produtores. “Eles podem esperar um treinamento bastante prazeroso, com relação ao tempo de permanência em sala, e transformador, a partir do momento que o produtor entende que a formação do preço depende muito mais do que ele faz no dia a dia, do que do mercado propriamente dito”, conta.
Durante as aulas também são abordadas as rotinas de classificação (tipificação da comercialização do café) e os processos relacionados à produção (atividades do dia a dia de lavoura).
A capacitação “Classificação de Café” surgiu através de uma demanda identificada pelos técnicos do programa ATG e já formou quatro turmas entre dezembro e janeiro, e já possui duas novas para a capacitação em fevereiro.
Produtores interessados na nova capacitação do SENAR/ES devem procurar o Sindicato Rural mais próximo de sua região e se informar.
Fonte: Ascom SENAR/ES via CNC