“Uganda é o 11º maior produtor mundial de café e o segundo maior do continente africano. Produz a variedade arábica, mas o grosso de sua produção fica a cargo do café robusta, nativo do país”. Essas foram as informações iniciais disponibilizadas pelo CIC (Centro de Inteligência do Café) em seu relatório do Serviço de Inteligência da Concorrência referente a Uganda.
O Centro de Inteligência informou que, após anos de engessamento devido à comercialização totalmente estatizada, a cadeia produtiva do café de Uganda passou por em período de florescimento na década de 1990. Porém, a partir do ano 2000, os danos causados pela coffee wilt disease (doença da murcha do café), que entrara no país em 1993, avolumaram-se derrubando a produção de café robusta.
Ainda conforme o CIC, hoje esta doença parece finalmente controlada, portanto, “a produção do país começa a se recuperar”. Conheça a cadeia produtiva do café de Uganda, inclusive o exemplo de produção de robustas reconhecido pela qualidade da bebida, no novo relatório do Serviço de Inteligência da Concorrência do CIC, que pode ser lido em: http://www.cicbr.org.br/destaque-detail.php?recordID=28