Equipamento traz novas tecnologias embarcadas.
Um novo conceito operacional com aumento do desempenho e da produtividade em qualquer condição de trabalho é a proposta para a nova CFA 2000 versão S3, que vai ser lançada pela Ipacol Máquinas Agrícolas na Expointer 2015, feira agropecuária que acontece entre os dias 29 de agosto a 6 de setembro, em Esteio, RS. A S3 é uma evolução da CFA 2000, lançada há cinco anos e que revolucionou a forma de fazer silagem no Brasil, permitindo que os produtores pudessem adquirir equipamentos avançadíssimos em termos de tecnologias embarcadas e produtividade.
Conforme explica o diretor de desenvolvimento de produtos, Carlos A. Antoniolli, a nova versão do equipamento traz como novidade além de um belo design, sistemas hidrostáticos e eletrônicos de última geração, plataforma com tecnologia de ponta, Motor Mercedes Bens com maior potência, 326 cvs, resultando em mais economia de combustível, facilidade de acesso aos componentes, auxiliando no processo da manutenção, quando necessário. “Melhoramos também a plataforma com dois tambores de grande potência, rotor com 12 facas em tungstênio-carboneto centrais ajustáveis e esmagador ativo de grãos, de alta eficiência”, ressalta. Carlos destaca também que dentro da cabine foi instalado sistemas eletrônicas de última geração, permitindo ao operador controlar todo o funcionamento da máquina e realizar suas operações a partir do joystick. Para melhorar ainda, pode ser conectada a qualquer programa de agricultura de precisão, inserindo a CFA num contexto de modernização agrícola que o mercado está exigindo atualmente. “Por tudo isto, acredito que o mercado vai realmente se surpreender com as novidades apresentadas agora, resultado de um trabalho de pesquisa e desenvolvimento de dois anos e investimento de U$S 1,5 milhão”, assinala Carlos. Ele acrescenta que além da CFA 2000 S3 a Ipacol vai apresentar outros destaques na linha de produtos para alimentação animal, área de expertise da empresa, tais como:
VFTM 20.0 – Vagão Forrageiro Tratador Misturador Vertical – Tratomix Vertical Duplo – Chega para atender a necessidade de grande volume de carga, seja para o processamento de corte de fardos ou mistura de forragens diversas, e complementar a linha de vagões de rosca vertical. Possui descarga para ambos os lados, duas contrafacas de acionamento hidráulico, vagão tratador misturador que conta ainda com balança eletrônica de serie e acionamento pelo comando hidráulico do trator.
VFTM 8.0 – Vagão Forrageiro Tratador Misturador – Tratomix – Chega para atender a necessidade de volume de carga de 8 metros cúbicos complementar à linha de vagões de roscas helicoidais horizontais de 2,5 – 4,0 – 6,0 e 10,0 m³, os tradicionais vagões tratadores misturadores Ipacol, que contam ainda com versões com e sem fresa carregadora e balança eletrônica opcional para gerenciamento total das operações.
VFMH 2.2 – Vagão Forrageiro Tratador Misturador Hidráulico – Minimix rebocável – Entra no mercado para atender a necessidade de maior volume de carga e complementando à linha de vagões Minimix aplicados em pequenos tratores, elaborados para maior comodidade na operação de alimentar rebanhos menores, de gado, ovinos, caprinos, entre outros, com a exclusiva reversão do caracol de descarga, que proporciona maior rapidez de mistura e balança eletrônica opcional. Conta com funcionamento totalmente hidráulico e caixa epicicloidal no misturador, para extrema força e durabilidade.
VDE 10.0 – Vagão Distribuidor de Biofertilizante sólido – Utilizado para o transporte e espalhamento de dejetos sólidos de animais, uma máquina muito poderosa para distribuição precisa de fertilizantes orgânicos e outros dejetos de origem vegetal, etc. Pode ainda converter-se em vagão para transporte e descarga de silagens, etc. Esteira de descarga com velocidade regulada por acionamento hidráulico, duas correntes acionadas por engrenagens dentadas e travessas transportadoras, desenvolvido para trabalho pesado e qualquer tipo de produto. Possui dois rotores verticais espalhadores balanceados standard de aço endurecido de alta qualidade e palhetas lançadoras temperadas, e dois discos espalhadores horizontais, para destorroar e lançar à distância os materiais. Vazão extremamente rápida de descarga de até 20 toneladas por hectare e potência requerida entre 90 e 100 HP.
VFB 5.0 e 9.0 – Vagão Forrageiro Basculante – Para o manejo e transporte de silagens, adubos, grãos e produtos diversos, uma nova gama de vagões, elaborados em aço de última geração, de maior leveza e rigidez estrutural, para proporcionar maior capacidade de carga útil. Basculamento por cilindro telescópico e destravamento automático da tampa, também conta com abertura total e múltiplas configurações de chassi e eixos. Preparados ainda para sobre tampas para aumento da capacidade de carga.
VFG 8.0 – Vagão Forrageiro Graneleiro – Para o manejo e transporte de silagens, adubos, grãos e produtos diversos, representa a nova geração dos tradicionais vagões reforçados, elaborados em aço de última geração, para maior leveza e rigidez estrutural, proporcionando maior resistência e capacidade de carga útil. Basculamento por cilindro telescópico, destravamento automático da tampa e múltiplas configurações de chassi e eixos; também preparado para sobre tampas para aumento da capacidade de carga.