O evento cultural acontece de 17 a 26 de julho em Vassouras e região Sul Fluminense.
Rio de Janeiro – Idealizado pela harpista Cristina Braga e pelo violonista Turíbio Santos com o objetivo de fortalecer o pólo turístico cultural de Vassouras, no Sul Fluminense, o Festival Vale do Café ultrapassou as fronteiras regionais e chega à sua 7ª edição, conquistando o cenário nacional.
Apoiado há cinco anos pela CCR NovaDutra (empresa do Grupo CCR, participado da Brisa a 18%), o Festival volta a apresentar em 2009 grandes artistas das mais variadas formações como o grupo Libertango, Victor Biglione, Mulheres em Beatles, Clara Sverner, Duo Gisbranco, Maria Teresa Madeira, Quarteto Radamés em Gnatalli entre outros.
Desde ontem e durante 10 dias, a região que compreende as cidades de Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paty do Alferes, oferecerá shows, concertos, palestras, cursos, folguedos populares e gastronomia de nível internacional.
Os concertos, que acontecem entre sexta e domingo em igrejas, casarões, praças e fazendas históricas, tendo como fonte de inspiração o belo Vale do Paraíba.
As apresentações serão sempre em dois horários, às 11h e 16h, o que permite ao público escolher atividades casadas, como assistir a um concerto pela manhã em uma fazenda histórica, ir almoçar em um dos restaurantes e, à tarde, assistir a mais um concerto em uma igreja, por exemplo.
Os ingressos para as fazendas custam R$ 70,00 a inteira e em sua maioria contemplam também visitação e um café ao final do espetáculo. Somente os concertos nas fazendas são pagos, o resto da programação abrange a mais de 30 apresentações gratuitas. Confira a programação no site: www.festivalvaledocafe.com
FAZENDAS
Uma viagem no tempo, através do tour histórico das fazendas da época do ciclo do café, é também uma atração do festival. Este ano, fazem parte do Festival Vale do Café as fazendas: Vista Alegre, São João da Barra, Cananéia, Pao Grande, Chacrinha, Cachoeira Grande entre outras igualmente divinas.
CURSOS
Durante o evento, serão oferecidas 15 oficinas e cursos de música, abrangendo vários estilos e instrumentos, do canto ao bandolim, passando por violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta, trompete e harpa, entre outros. A direção dos cursos é do violonista conhecido mundialmente Turíbio Santos e todas as vagas são gratuitas. A relação de cursos, professores e instruções para inscrição estão disponíveis no site do Festival Vale do Café (www.festivalvaledocafe.com) na sessão Cursos.
CORTEJO DE TRADIÇÕES
No dia 25 de julho, a população local e os visitantes acompanharão o Cortejo de Tradições, que integra as principais manifestações culturais das comunidades do Vale do Paraíba, como caxambus, jongos, caninhas verdes e calangueiros e as tradicionais folias de reis.
CAFÉ CULTURAL O GLOBO
O Café Cultural O Globo é um espaço, direcionado às palestras, debates e degustações que abordam temas ligados à cultura histórica da região, ao cultivo do café e à música instrumental brasileira. Serve também como ponto de encontro para aqueles que gostam de apreciar um bom café em um ambiente agradável localizado no centro histórico de Vassouras.
Em 2008, o Café Cultural O Globo levou nomes como Olivier Cozan, Zazá Piereck, Cláudia Mascarenhas e Waldeck Rocha para aulas de degustação, além de Sebastião Deister, Ana Cristina Reis, Isabel Lustrosa e Alexandre Chinabel que participaram de talk shows sobre a região e a cultura do café e para 2009 a programação é igualmente grandiosa.
As informações são da Assessoria da CCR Nova Dutra.