Quem bebe mais de sete xícaras por dia pode ter alucinações
O Dia
Se você anda ouvindo vozes, vendo coisas que não existem ou até acredita estar sentindo a presença de pessoas que já morreram, a culpa pode ser do café em excesso. Cientistas da Universidade Durhan, na Grã-Bretanha, descobriram que pessoas que consomem mais que sete xícaras por dia têm o triplo de probabilidade de sofrer alucinações em comparação a quem toma só uma.
Os pesquisadores perguntaram a 200 estudantes sobre o seu consumo habitual de café, chá, energéticos e outros produtos com cafeína. Também avaliaram o estresse de cada um. Os alunos que consumiam mais cafeína tinham mais propensão a relatar alucinações.
O cortisol (hormônio ligado ao estresse) pode explicar a vinculação, segundo Simon Jones, psicólogo que coordenou a pesquisa. O organismo libera mais hormônio depois do consumo de cafeína, e essa dose extra pode estimular as alucinações.
Não houve avaliações sobre o sono dos envolvidos. O próximo passo é determinar se a cafeína realmente causa as alucinações, ou se as pessoas simplesmente consomem mais café quando estão estressadas, disse Jones.
“Pode ser que os que têm mais alucinações tenham maiores níveis de preocupação e ansiedade, e isso os leve a consumir mais cafeína”, explicou.
As conclusões se somam a outros indícios de que a quantidade diária de cafeína ingerida pode afetar a saúde. Recentes estudos sugerem que a substância pode reduzir o risco de câncer no ovário, embora outras pesquisas digam que o excesso de café duplica a chance de aborto.
Atualmente, vítimas de alucinações são tratadas com remédios e terapia, mas Jones disse que a pesquisa sugere que alterações na dieta também seriam proveitosas. “Alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental. A maioria das pessoas tem experiências breves de ouvir vozes”, afirma o pesquisador.