Para evoluir na corrida disciplina é fundamental. Confira abaixo duas situações que podem aumentar o seu poder de fazer boas escolhas e se dar bem com o esporte
Por Gustavo Luz
Para evoluir na corrida ou em qualquer outro esporte disciplina é fundamental. Sem a frequência correta e o respeito aos estímulos previstos no treinamento, os objetivos ficam mais difíceis. Confira abaixo duas situações que podem aumentar o seu poder de fazer boas escolhas e se dar bem com a corrida.
Vale a pena tomar café, bebida energética ou pré-treino?
Quando o cansaço bate e a vontade de não treinar aparece, muitos corredores buscam no café, nas latinhas de energético e em cápsulas estimulantes a solução para aumentar o ânimo e sair para correr. A cafeína pode até ser uma boa, pois é capaz de melhorar a performance, principalmente em distâncias menores. Mas o problema é que o efeito é menor quando você está em déficit de energia. Essa onda de energéticos traz um benefício imediato, mas não se sustenta por muito tempo. Quando a situação é de cansaço extremo, esqueça os energéticos. Se for o caso, deixe de treinar um dia para dormir um pouco mais.
Por que os corredores se machucam?
A corrida é uma ótima atividade para a manutenção da saúde e para o aumento do desempenho físico. Entretanto, existem situações em que ela pode causar lesões. Esses problemas, geralmente, não aparecem de uma hora para a outra, fatores são somados ao longo de um tempo.
Independente da sua lesão, faça uma revisão honesta na sua sistemática de treinos: pulei alguma etapa do treinamento? Estou treinando mais do que aguento? Estresse no trabalho? Sono reparador? Comendo bem? Tudo isso tem uma relação direta com a qualidade da recuperação muscular. A maior parte das lesões na corrida vem porque forçamos a barra e não reduzimos o nosso desgaste com os treinos.