Café e agronegócio compõem novos roteiros turísticos no PR

Dois roteiros turísticos lançados na semana passada (sexta-feira, 13), em Londrina – Rota do café e Rota do Agronegócio

14 de novembro de 2009 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: 13/11/2009 23:11:39 - Jornal Indústria & Comércio - PR

Dois roteiros turísticos lançados na semana passada (sexta-feira, 13), em Londrina – Rota do café e Rota do Agronegócio -, além de permitir ao Norte do Paraná se consolidar como boa alternativa aos tradicionais destinos como Curitiba, Litoral e Foz do Iguaçu, também resgatam os primórdios da cultura cafeeira no estado e oferecem uma visão das potencialidades da região, estimulando a atração de investimentos e a geração de emprego e renda. Os dois novos programas têm a chancela do Sebrae/PR, importante aliado no desenvolvimento do turismo no estado.


A Rota do café vai proporcionar visitas às fazendas de café, apreciar a colheita dos grãos, os processos produtivos, conhecer antigas instalações e maquinários centenários, tudo emoldurado por um belíssimo cenário. Como complemento, os visitantes terão a oportunidade de saborear a culinária típica da região e produtos como doces, bolos, bolachas, pães e outros, derivados do café.


Também haverá a Dança do café, espetáculo criado especialmente para entreter os turistas, com a participação de 20 artistas. Os roteiros serão elaborados de acordo com o perfil e necessidade de cada grupo. Informações: www.rotadocafe.tur.br.


AGRONEGÓCIO

A Rota do Agronegócio vai contemplar os municípios de Apucarana, Arapongas, Rolândia, Londrina, Ibiporã, Assaí, Tamarana, São Jerônimo da Serra, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Nova Fátima, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Ribeirão do Pinhal, Tomazina, Ibaiti, Pinhalão e Guapirama.


A região é referência nacional em produtividade e melhoramento de espécies e abriga propriedades vencedoras de premiações internacionais, especialmente na produção de cafés especiais. Londrina, por exemplo, também se destaca como um dos principais centros brasileiros de produção e comercialização de sêmen bovino de alta qualidade, além de ser pólo de importantes eventos ligados ao agronegócio.


O trabalho de diagnóstico, mapeamento, visitação, preparação e capacitação dos envolvidos na Rota do Agronegócio demorou cerca de 20 meses.


Para a montagem dos dois roteiros, o Sebrae/PR recebeu apoio da Adetunorp  (Agência de Desenvolvimento Turístico do Norte do Paraná), Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Londrina Convention & Visitors Bureau, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Londrina, Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Sociedade Rural do Paraná, prefeituras e secretaria estadual de Turismo.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.