BSCA vai definir novas metas para os cafés especiais do Brasil

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) promove nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, uma reunião geral de seus conselheiros na nova sede da entidade, no CEC – Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado. “Toda a parte técnica e operacional já estava instalada lá desde o ano passado. Agora, a parte administrativa, que estava em Poços de Caldas, também passa para o CEC”, explica Túlio Henrique Rennó Junqueira, presidente eleito em janeiro e que tem como missão definir novas metas para a entidade com o objetivo de conquistar mais espaço para os cafés especiais.


Durante a reunião será finalizado o 9º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil, com o pagamento aos produtores dos valores obtidos por seus lotes no leilão eletrônico Cup of Excellence. Este ano não haverá uma cerimônia de pagamento. “Ao invés de entregarmos os cheques, optamos por depositá-los, o que é mais prático e atende rapidamente a necessidade de todos”, explica Vanusia Nogueira, secretária-executiva da entidade.


Na pauta da reunião, está também analisar novas estratégias de mercado. “Estamos elaborando novas ações comerciais para ampliar a atuação dos associados no mercado externo, o que sempre foi o nosso foco, com a diferença que agora também vamos realizar mais atividades no mercado interno, onde este segmento de cafés finos tem crescido muito nos últimos anos”, diz o presidente.


A BSCA atua como uma ponte entre os associados e os potenciais compradores, seja por meio da participação em eventos internacionais do setor, como a Feira e Conferência de cafés especiais dos Estados Unidos, que este ano acontecerá em abril, em Atlanta, ou trazendo os compradores para o Brasil. “Estamos estudando a realização do Taste of the Harvest, promovido pela primeira vez em 2007, em Paraty. É um evento que combina turismo, lazer e negócios e do qual participam compradores internacionais e os produtores associados. Queremos resgatar essa grande oportunidade do próprio cafeicultor brasileiro negociar diretamente a sua produção”.


Nova Diretoria


Formado em Engenharia de Sistemas pela PUC do Rio de Janeiro, Túlio Junqueira, 56 anos, natural de Belo Horizonte, nunca atuou na área e optou por dar continuidade ao trabalho iniciado há 150 anos por sua família, que foi uma das responsáveis pela introdução do café nas terras altas do Sul de Minas. Ele representa a quinta geração de cafeicultores, e está à frente da Carmo Estate Coffee, fazenda localizada em Heliodora, município do Sul de Minas.


A nova diretoria da BSCA tem como vice-presidente Luiz Paulo Dias Pereira Filho, da Carmo Coffees. Seus diretores são Cristiano Carvalho Ottoni (Bourbon Coffees),  Henrique Dias Cambraia (Cambraia Cafés); Adolfo Henrique Vieira Ferreira (Alfenas Café); Alexandre Frossard Nogueira (Café Frossard); José Renato Gonçalves Dias (Fazenda Sertãozinho); Luis Norberto Paschoal (Fazenda DaTerra), e Maria Dircéia Mendes (Adecoagro). Fazem parte do Conselho Fiscal  Afonso Jorge Schmölz de Mattos (Braúna Coffees); Henrique Leivas Sloper de Araújo (Fazenda Camocin); Marco Antônio Suplicy (Fazenda Santa Isabel);  Jacques Pereira Carneiro (Carmo Coffees); Sérgio de Campos Mantovaninni (Fazenda Planalto), e  Nilo Otero de Freitas (Realeza Specialty Coffees).


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.