Cafés com melhores atributos sensoriais da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado serão premiados no dia 20 de setembro
Nesta quarta-feira, 20 de setembro, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) realizará a premiação do Concurso de Cafés Campeões, iniciativa apoiada pela Bayer a fim de reconhecer o trabalho de agricultores que se dedicam à produção de cafés especiais. O participante que se inscreveu precisou indicar seus lotes da variedade Arábica produzidos no ano/safra 2017/2018 e que se enquadrem nas categorias: Natural e Cereja Descascado.
Cada cooperado pôde participar com apenas uma amostra em cada categoria, contendo 500 gramas. Ao todo foram inscritas 130 amostras, das quais dez foram divulgadas como finalistas e agora somente três seguem para o julgamento final nas . A avaliação foi feita por um time de QGraders seguindo a metodologia internacional da Specialty Coffee Association of America (SCAA) e os cafés obtiveram notas entre 88 e 92 pontos.
Uma das motivações para realizar o Concurso foi estabelecer a conexão entre o produtor e o comprador, o que corrobora com a nova plataforma Made in Farm, fomentada pela Rede AgroServices da Bayer. Esta é uma plataforma digital que conecta o cafeicultor e a rede Food Service, gerando novas oportunidades de negócios e tornando possível a comercialização direta entre eles por meio de um ambiente seguro e transparente.
“Os participantes do Concurso formam um grupo seleto de produtores, que se preocupam com a qualidade do café. A Bayer, ao apoiar este tipo de evento, fomenta a profissionalização do agricultor e viabiliza a jornada, desde o grão até a xícara, agregando valor à mercadoria. Neste sentido, o Made in Farm proporciona uma troca de experiência entre vendedor e comprador, além da expansão de oferta e demanda”, pontua Paulo Roberto Ferreira, representante da regional de Cafés Especiais da Bayer.
Por meio do site madeinfarm.com.br, o agricultor se cadastra, define o preço, disponibiliza a quantidade desejada para venda e conta a sua história para o comprador. Quem deseja adquirir o produto direto da fazenda, também realiza um cadastro, acessa o perfl de diversos produtores, escolhe o que preferir e efetua o pagamento. Em poucos dias, recebe a encomenda e pode oferecer aos seus clientes a bebida conhecendo a origem do grão, se aproximando de quem o produziu e valorizando a pessoa que se dedicou para trazer um café de qualidade, como resultado final.
“A Bayer está andando no caminho certo com esta plafaforma, pois a aproximação entre produtor e consumidor é uma realidade, já que população está cada vez mais interessada em saber a origem do que chega à mesa. E o papel da cooperativa é a força de divulgação do produtor de forma mais profissional e objetiva, haja vista a premiação que estamos realizando, a fim de certificar a qualidade dos cafés produzidos na região Cerrado”, relata Ricardo dos Santos Bartolo, presidente da Expocaccer.