Depois de dois dias seguidos de eliminatórias, termina hoje (18) o 8º Campeonato Brasileiro de Baristas. Dos 24 concorrentes iniciais, foram selecionados seis que, a partir das 15h30, disputarão o título de campeão, que dará o direito de representar o Brasil no WBC – World Barista Championship, que será realizado de 16 a 19 de abril em Atlanta, nos Estados Unidos. O evento está sendo realizado na arena da Associação Brasileira de café e Barista (ACBB), entidade promotora, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura (Av.Europa, 218 – Jardim Europa – São Paulo – SP). A divulgação dos vencedores será feita às 18h00 pelo presidente da ACBB, Edgard Bressani.
Disputam a final os baristas: Bruna Batista da Silva – café Suplicy (SP); Léo Moço – Besi café (RJ); Luiz Otávio Linhares (PR); Tatiane Rodrigues – Cafemaq (SP); Viviane de Bem – café do Mercado (RS) e Yara Thaís Castanho – café Suplicy (SP).
Em 15 minutos, o barista deve preparar quatro “espressos”, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura à base de café, sem álcool. O juiz principal (head judge) é o mexicano Jose Cleofas, do WBC, e entre os jurados está o barista irlandês Stephen Morrisey, campeão do mundo em 2008.
Associação Brasileira de café e Barista – É uma entidade sem fins lucrativos que congrega pessoas físicas e jurídicas atuantes no mercado interno de cafés especiais. É o national body do World Barista Championship (WBC) e a responsável pela realização do Campeonato Brasileiro de Barista, Campeonato Brasileiro de Latte Art, Campeonato Brasileiro de Coffee in Good Spirits e Cup Tasters Competition.(www.acbb.com.br)
Baristas: Profissão surgida na Itália, os baristas são os “experts” no preparo do café – e têm atuação fundamental na divulgação, junto ao consumidor final, dos cafés especiais. Além de terem completo conhecimento sobre o preparo da bebida, eles também têm que entender da história do café, do seu cultivo, tipos de grãos e origens. Eles estão para o café assim como os sommeliers estão para o vinho. Com uma diferença: o barista tem a capacidade de criar novas e originais receitas e apresentações tanto de café “espresso” quanto de cappuccinos e outros drinques e coquetéis à base de “espresso”.