Baggio Coffees garante 300 clientes em quatro anos

12 de julho de 2010 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Brasil Econônico

EMPRESAS
12/07/2010 
 

Quarta geração de família produtora de café de Araras (SP) investe na versão gourmet
 
Há cerca de cinco anos, Liana Baggio Ometto, que cresceu na fazenda de café adquirida em 1915 pelo bisavô italiano Salvatore, em Araras (SP), percebeu que não fazia mais sentido trabalhar unicamente com café verde. O câmbio desfavorável e o interesse crescente dos brasileiros por café de qualidade a fez investir em um produto gourmet e, consequentemente, de melhor rentabilidade. Desde que abriu uma torrefadora, do zero, há quatro anos, a venda de café gourmet saltou 300%. Hoje, a Baggio Coffees tem 300 clientes que adquirem seu produto fino, a exemplo dos empórios Santa Luiza, Santa Maria e Marché, além de um grupo de cafeterias e empresas. A Baggio seleciona, torra e moi três tipos de grãos de café gourmet – um da região da Mogiana (SP), outro do Sul deMinas e um terceiro que combina os dois blends.


Ela também produz cafés aromatizados. Além de comercializar seus produtos para a capital e o interior paulista, Curitiba e Belo Horizonte, Sete Lagoas e Contagem (MG), a Baggio desembarcou em Belém, no ano passado. Por conta da umidade da região, a empresa teve que produzir uma torra especial. O investimento parece estar trazendo bons resultados. “Existe um público sedento por produtos gourmet na região Norte e estamos fazendo de tudo para atendê-los a contento”, diz Liana, diretora comercial da empresa. O próximo passo é entrar no Rio de Janeiro. A ideia é atingir o país comoumtodo, estratégiaque vemacompanhada da duplicação da capacidade de produção, quesaltará de 60 mil quilos por ano (produção esperada para 2010) para 120 mil quilos por ano. No primeiro semestre, Liana conta que a Baggio registrou um crescimento de 25% ante o período de 2009. A ideia é finalizar 2010 com 60 mil quilos de cafétorrado e chegar a 72 mil até 2011. No ano passado, foram 48 mil quilos. “São números altos em se tratando de café gourmet. Nossa projeção é crescer 50% este ano, a partir da entrada no Rio de Janeiro e do fortalecimento do negócio em Minas Gerais”, informaClodoaldo Iglezia, diretor de produção do Baggio Coffees. 

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