AUDIENCIA PÚBLICA SOBRE A ROTULAGEM DO CAFË

3 de junho de 2014 | Sem comentários Consumo Torrefação

Prezados Companheiros


   Foi um sucesso a Audiencia Pública ocorrida no último dia 29/5 na Assembléia Legislativa em Belo Horizonte aonde conseguimos provar a necessidade da rotulagem com Transparencia para proteger o Consumidor e Valorizar o produto Café.Segue breve relato.


AUDIENCIA PÚBLICA NA ASSEMBLÉIA DE MINAS GERAIS


 


Prezados Companheiros


Segue abaixo os principais itens discutidos em Belo Horizonte ontem dia 29/05.


Participantes: Presidente da Comissão Agropecuária de Minas Gerais –  Antonio Carlos Arantes;Representante do CNC(Conselho Nacional do Café)- substituindo Silas Brasileiro – Carlos Paulino presidente da Cooxupé;Representante da Federação da Agricultura de Minas Gerais (FAEMG) e da CNA (Confederação Nacional da Agricultura)substituindo o Sr.Roberto Simões e a Senadora Katia Abreu respectivamente o Sr.Politi;Presidente da Coocatrel- Francisco Miranda;Presidente do Sindicato de 3 Pontas e Vice Presidente da Sincal-Gilvan Mesquita;Deputado Mario Henrique Caixa;Presidente da Sincal-Fernando Camargo de Souza Barros Jr;Presidente da ABIC (Associação das Industrias de Café)-Américo Sato;Diretor Executivo da Sincal-Dr.Armando Matielli;Representante do Secretário da Agricultura e outro do Ministério da Agricultura,além de Sindicatos,Produtores,Deputados(o federal Diego Andrade) e Vereadores.


Matéria referente aos benefícios da Rotulagem (%Arábica,%Robusta,Sabor,Impureza e Origem) para o Consumidor e para o Produtor apresentada pelo Dr. Armando Matielli.


1-Necessidade de Retirada do PVA(preto,verde e ardido) e dos resíduos de Exportação,que é uma questão de Segurança Alimentar.Explicou também por que é e como isto influencia no consumo.


2-Esta atitude dará a oportunidade aos produtores de terem uma melhor remuneração por sua Mercadoria seja colocando seu Produto ou fornecendo melhor qualidade pois hoje a Industria tem um selo de pureza mas não Rotula e assim a Dona de Casa não tem opção de escolha,pois tudo é Café e ela compra preço achando que é tudo igual!


3-Como a Industria faz uma mistura de Robusta (conillon),com pouco Arábica e Resíduos de Exportação +PVA é muito difícil do Produtor colocar seu produto de melhor qualidade só lhe restando a opção de Exportar o melhor o máximo pelo mínimo e engolirmos aqui a parte pior!


4-As questões de mecanismos para fazermos a avaliação do Produto na questão de Rotular também foram apresentadas pois a Industria alega não ter como e aí mostramos como fazer o trabalho e acabamos com este sofisma.


5-Houve resistência no começo da reunião que no final deixou clara a necessidade da Rotulação até para preservar o Café do Estado de Minas Gerais e o próprio Consumidor e no futuro dos outros Estados afinal de contas São Paulo consome 10 milhões de sacas de Café e não vai aceitar esta situação que está aí hoje.


6- A CNA/FAEMG para variar ficou via Sr.Puliti em cima do muro;o Presidente da Comissão deputado Antonio Carlos Arantes se rendeu aos argumentos,o Sr.Carlos Paulino também,enfim apesar da resistência da Industria foi um sucesso a reunião e o projeto será tocado para a frente com o apoio da Secretaria da Agricultura e do Governo do Estado de Minas.


Conclusão: o trato deste assunto pela Sincal com o apoio do Deputado Mario Henrique Caixa será de grande utilidade para o Consumidor e para o Produtor que são os maiores interessados nesta demanda.


Fernando Souza Barros


Presidente da Sincal


 


Comentários


Rovílio Golim 

No Estado do Paraná a Lei 13.519/02 torna obrigatório informar a porcentagem de cada espécie vegetal que compõe o produto.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.