Em dezembro último, a Astro Café, marca de café especial criada em 2001 por uma família produtora, passou a vender diretamente ao consumidor pela internet. O intuito do comércio eletrônico é abastecer o cliente com a linha completa de produtos (grão, moído ou sachê), nem sempre disponível no ponto de venda. Hoje, cerca de 200 clientes compram o café da marca pela internet, segundo Raymond Rebetez, diretor da Astro Café. “Esse negócio ainda é pequeno na receita, mas poderá chegar a 15%no futuro”, aposta Rebetez.
Em 2009, dois terços das vendas de R$ 2,4 milhões da Astro Café vieram do canal de food service e, o restante, do varejo. O maior cliente individual, no entanto, é o Pão de Açúcar. Para este ano, a meta é atingir um faturamento de R$ 3 milhões. A Astro Café foi criada como alternativa ao café de alta qualidade importado, e demandou investimento de R$ 2 milhões. A empresa, que cresce 20% ao ano desde 2001, passou a ser rentável em 2007 e, em três anos, deverá atingir o retorno do investimento. F.T.