Ainda tem muita atração especial na programação online de julho do Museu do Café

Desde cursos de barista e lives sobre o preparo da bebida, até premiação em homenagem ao Dia dos Avós, os mais diversos interesses serão atendidos pela agenda da instituição

15 de julho de 2020 | Sem comentários Especiais Mais Café

Estar em casa durante a pandemia do novo coronarívus não é, necessariamente, sinônimo de tédio. Para muitos, esse período se tornou uma oportunidade para explorar novos hobbies, aprender habilidades diferentes e mergulhar de cabeça no universo online. No Museu do Café, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a realidade atual também estimulou um momento de reinvenção, mas, mesmo agora, a missão do equipamento é levar a cultura e a história do grão ao público. Pensando nisso, o MC desenvolveu um cronograma de ações virtuais recheado para o restante do mês de julho.

Visita mediada online “Por que tomar café é um hábito tão comum entre os brasileiros?”

15 de julho

Dando continuidade aos tours digitais desenvolvidos pelo setor educativo, que visam aproximar o público da experiência de visitação ao Museu, o passeio “Por que tomar café é um hábito tão comum entre os brasileiros?” analisa a relação do País com essa bebida, tão tradicional e presente na casa de tantas famílias. Por meio de imagens, áudios e outros recursos disponíveis na plataforma Google Arts & Culture, a equipe do MC propõe reflexões ligadas à essa pauta.

Curso de drinks

18 de julho, às 14h

Tendo em vista a grande adesão às aulas de introdução ao barismo, lançadas digitalmente pelo Museu em junho, e o anseio demonstrado pelos amantes do cafezinho em aprender mais técnicas ligadas ao preparo dessa bebida, a instituição foi atrás de novas pautas para os cursos online. Neste mês, o grande destaque é a capacitação voltada à criação de drinks à base da extração, que será ministrada pelo especialista Emerson Nascimento, atual campeão brasileiro na categoria Coffee in Good Spirits. Ao longo da transmissão, o profissional apresentará o preparo de diversas receitas clássicas, abordando processos de coquetelaria, diferentes formas de fazer o café e a elaboração de bases e xaropes.

O valor da inscrição é R$ 50, e os interessados em participar devem realizar o cadastro clicando aqui.

Curso de introdução ao barismo – VAGAS ESGOTADAS

20 de julho, às 15h

Quem já participou dessa ação virtual não poupou elogios aos professores e baristas envolvidos e, mesmo após duas edições, a demanda do pessoal em casa continua. É por isso que o MC promoverá mais uma versão desse encontro no dia 20 de julho, às 15h, por meio da plataforma Zoom. Na ocasião, o responsável pelo Centro de Preparação de Café do Museu, Hallyson Ramos, retorna com mais conteúdo sobre a extração da bebida em variados métodos de preparo e uma seção totalmente dedicada ao espresso.

Inauguração da exposição “Design Espresso”

20 de julho

No final do século 19, o café já era amplamente consumido no mundo. Entretanto, a tecnologia envolvendo o preparo da bebida pouco havia se alterado, resumindo-se ao despejo de água quente sobre o grão torrado e moído, com ou sem coador. Buscando novas ideias para diminuir o tempo de extração, inventores projetaram equipamentos que usassem o vapor para fazer o cafezinho. Neste contexto, nasceu na Itália a primeira máquina de espresso. Em parceria com o Museo della Macchina per Caffè (MUMAC), sediado em Milão, a exposição virtual retratará as transformações técnicas e estéticas pelas quais esses utensílios passaram desde sua origem, até a década de 1970.

O conteúdo estará disponível na plataforma Google Arts & Culture, a partir do dia 20.

Live “Café e Imigração Árabe”

23 de julho, às 17h

Usando a pesquisa “Memórias do Café Árabe” como fio condutor, os pesquisadores do Museu do Café e do Museu da Imigração, Bruno Bortoloto e Thiago Haruo, conversarão sobre os aspectos culturais dessa bebida e sua relação com as migrações em São Paulo. Os profissionais discutirão, ainda, a importância dos usos e costumes trazidos por pessoas em seus deslocamentos e como ambos as instituições vêm se dedicando a eles.

Live “Dica do Barista”

24 de julho, às 11h

Assim como o curso de introdução ao barismo, as lives no perfil do Instagram são realizadas pelo instrutor Hallyson Ramos. Aqui, a intenção é gerar momentos de interação com o público em isolamento social, incentivando conversas sobre a extração caseira do café, as maneiras de aprimorar e facilitar esse processo e quais detalhes são importantes na hora da compra. Mas, para além disso, assuntos aprofundados como o ponto de moagem do grão e os gostos básicos do paladar também cativam a atenção dos espectadores, mostrando o interesse da audiência pela área.

Em 24 de julho, o tema principal da transmissão será a qualidade dos cafés de cápsula.

Premiação | Ação colaborativa – Dia dos Avós

27 de julho

Em 1º de julho, o Museu do Café deu início a uma ação colaborativa nas redes sociais, que convidada os seguidores a enviarem fotografias dos avós preparando ou consumindo o cafezinho. Desde então, a instituição contou com a contribuição de vários usuários buscando homenagear esses parentes tão especiais. A segunda parte dessa atração, marcada para a segunda quinzena do mês, envolverá um concurso no Facebook: o MC reunirá todas as imagens enviadas em um álbum e, a partir do dia 16, os visitantes poderão votar nos seus cliques preferidos. O registro que conseguir arrecadar o maior número de interações até o último domingo do mês (26) ganhará dois kits de brindes especiais, contendo canecas, grãos gourmet, cadernetas, lápis, chaveiro e muitos outros.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Fechado temporariamente.

museudocafe.org.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.