O Ghini Café traz o selo de qualidade da Associação Brasileira de Cafés Especiais
Causou grande repercussão no mercado o café gourmet Ghini, lançado este ano pela Gazzola Chierighini Alimentos. Ao comemorar 50 anos, a empresa apresentou a novidade, cujos grãos de arábica vêm da fazenda mineira Alto Cafezal, certificada pela Rainforest Alliance, atestando o cumprimento de práticas de agricultura sustentável, que respeita o meio ambiente e sua diversidade, e de investimentos na área social. O selo internacional, outorgado no Brasil pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), também foi concedido à torrefação, detentora da marca Ituano de café.
O Ghini Café também traz o selo de qualidade da Associação Brasileira de Cafés Especiais. Com ele, o consumidor pode ter acesso pela Internet às informações sobre a origem dos grãos. O produto pode ser encontrado nas prateleiras dos principais empórios e supermercados.
“A repercussão do Ghini está sendo muito boa, pois quando se é pioneiro desperta uma curiosidade interessante, inclusive de outras torrefadoras. Soube na Feira BioFach, que fomos em Outubro, que outras marcas de café estão certificando o selo RA (Rainforest Alliance) também. Acabamos criando um movimento no meio de café! Muitos veículos de comunicação também nos procuraram para falar sobre o produto. Isso mostrou o interesse do mercado no Ghini por causa da sustentabilidade, senão seria apenas mais uma nova marca de café”, avalia a diretora de marketing da empresa, Flavia Chierighini.
Desde julho, a fábrica em Itu está produzindo uma média de 2,5 mil a 3 mil quilos por mês só do Ghini Café. Com o café expresso, a fábrica totaliza a torra de 12 mil quilos por mês, além dos 100 mil quilos do café tradicional.
Segundo Flavia, os planos para 2007 são incrementar as vendas de Ghini nas três versões – grão, moído e sache – nos mercados interno e externo.
”O Ghini tem se mostrado um produto amadurecido, planejado e muito bem recebido. Penso que o selo de Sustentabilidade foi a grande sacada e o trunfo de marketing. Entramos em locais em São Paulo com muita facilidade. Quem já era cliente virou garoto-propaganda do Ghini. A gente sentiu que esses antigos clientes se sentem orgulhosos de terem confiado na empresa e agora compartilham com outros”, finaliza Flavia.