08/12/2006 12:12:04 –
Com a nova meta da Colômbia de aumentar seu nível de produção de café, a região de Caldas e as demais regiões do país começaram a definir quais serão as cotas de produção por departamento, considerando a meta nacional de aumentar de 2007 a 2014 a produção em pelo menos 600 mil a 700 mil sacas por ano.
De acordo com o presidente da Comissão de Produção do Congresso Cafeeiro, Eugenio Vélez Uribe, ainda que não se possa falar de dados exatos, o primeiro objetivo é começar um processo de acordo departamental. Os resultados indicam que a Colômbia conta com um total de 900 mil hectares cultivados, dos quais 500 mil hectares vêm sendo renovados de forma periódica durante os últimos sete anos.
Com este balanço, ficam pendentes 148 mil hectares de cafeicultura tradicional, mais 255 mil hectares de café tecnificado envelhecidos, para um total de 403 mil hectares que se convertem em potencial dessa renovação. Deste último dado, fixou-se a renovação de 300 mil hectares em um período de cinco anos, equivalente a 60 mil por ano, com os programas de apoio do Governo Nacional.
Outro acordo que foi feito foi a meta de fortalecer as pesquisas para controlar a broca, com o objetivo de estar prevenidos caso ocorram nos próximos anos condições anormais. Uribe explicou que foi definido que será trabalhada sobretudo a broca que cai no solo, e serão trabalhados mais os alertas adiantados, mecanismo com o qual se trabalha na cafeicultura moderna. Esses alertas consistem em informações contínuas, através dos centros meteorológicos para prevenir os produtores sobre explosões de broca ou outras pragas, de tal forma que o produtor tenha maiores sistemas de informação.
Os departamentos colombianos começaram também a definir a forma de produzir mais com o mesmo café e competir por uma melhor qualidade.
Expansão internacional
– A Federação Nacional de Cafeicultores e a Procafecol S.A. anunciaram um agressivo programa de aberturas de quiosques Juan Valdez na Colômbia e no exterior a partir de 2007.
– A meta é abrir um quiosque por semana na Colômbia durante os próximos três anos e entrar em negociações com outros mercados internacionais, para explorar a possibilidade de abrir quiosques Juan Valdez, começando com Chile, Equador, Suécia e Coréia.
– A companhia, que concluirá 2006 com 65 quiosques, espera fechar o ano com vendas superiores a 30 bilhões de pesos (US$ 13,42 milhões).
– O plano de expansão de 2007 contempla a abertura de novos cafés nas cidades onde já tem presença, mas também chegará a Barranquilla, Santa Marta, Cartagena, Montería, Cúcuta, Villavicencio, Ibagué e Pasto, entre outras.
– Para financiar a montagem na Colômbia de um quiosque por semana, que permitirá contemplar mais de 200 no país em 2009, a companhia deverá realizar investimentos de 32,4 bilhões de pesos (US$ 14,49 milhões).
– O presidente da Procafecol, Ricardo Obregón Trujillo, revelou que há negociações no Chile, Coréia, Suécia e Equador, e estão sondando mercados do Canadá, Bélgica, Peru, Costa Rica, Argentina, México e China, especificamente em Beijing, onde a Federação de Cafeicultores abriu há pouco tempo um escritório de representação comercial.
– No programa de modernização dos quiosques, um dos fatos mais interessantes é um re-planejamento do serviço, denominado “Top Model”.
– Um dos planos consiste no lançamento de produtos lácteos para conquistar os consumidores jovens o que pode permitir, inclusive, chegar às “lancheiras” dos estudantes.
– O projeto, que busca produzir Latte Juan Valdez (café com leite tradicional), o Mocha e o Latte con Vainilla, se desenvolverá com uma companhia de alimentos, que os comercializará na Colômbia, na Venezuela e no Equador.
– Nos Estados Unidos, o projeto está sendo analisado com várias empresas interessadas, que fariam o papel de montadoras e se encarregariam da distribuição dos Lattes Juan Valdez neste país.
A reportagem é do site Lapatria.com.
Em 08/12/06 – 1 Peso Colombiano = US$ 0,0004472
2236,12 Peso Colombiano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)