INMET E INPE FIRMAM PARCERIA PARA FORTALECER A METEOROLOGIA NACIONAL

22 de novembro de 2006 | Sem comentários Mercado Previsão do Tempo

Os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luís Carlos Guedes Pinto, e da Ciência e Tecnologia (MCT), Sérgio Rezende, participam amanhã (23/11), às 9h, da solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O protocolo deverá aprofundar e fortalecer as atividades de monitoramento e previsão de tempo e clima do país e América Latina, desenvolvidas pelos dois institutos, com apoio do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).


Os diretores do INMET, vinculado ao Mapa, Antônio Divino Moura, e do INPE, vinculado ao MCT, Gilberto Câmara, assinam o documento na sede do MCT. “Esse protocolo deverá representar um marco na história da cooperação entre as duas instituições”, comentou o diretor do INMET. Segundo Moura, com o estreitamento de relações entre os dois principais órgãos de meteorologia do País, um grupo de trabalho passará a funcionar de forma permanente e coordenada no planejamento, na solicitação de recursos e na formação de políticas para a área.

A expectativa é de que a medida evite a sobreposição de pedidos de recursos para objetivos operacionais, de pesquisa e desenvolvimento semelhantes. O INPE e o INMET já vêm atuando em parceria tanto em atividades operacionais, na elaboração da previsão climática sazonal, como na busca de recursos por meio de projetos do governo federal.


Os órgãos vão trabalhar em duas frentes: o Projeto Piloto de Investimentos (PPI), com a temática “Desenvolvimento da Meteorologia Nacional e o Projeto de Tecnologia da Informação, para obtenção de recursos dos fundos setoriais, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).


O protocolo a ser assinado nesta quinta-feira prevê ainda que todos os produtos de previsão de tempo e clima fornecidos à mídia passarão a ter crédito das duas instituições. A parceria deverá se estender às áreas de treinamento e difusão do conhecimento, aplicações das previsões de tempo e clima, modelagem atmosférica, oceânica e ambiental, instrumentação meteorologia e utilização de imagens de satélites meteorológicos e ambientais.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.