Publicação: 16/11/06
Preço do café arábica pode voltar a subir
O preço do café pode aumentar a tendência de alta nos próximos dias. A produção brasileira de café do tipo Arábica nas principais áreas de cultivo do Sudeste do país provavelmente despencará na próxima safra após a temporada mais seca do último período de pelo menos 20 anos ter prejudicado a florada dos pés, disse Joaquim Gullar, agrônomo- chefe da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, Minas Gerais).
O Brasil é o maior produtor mundial de café do tipo Arábica, variedade que responde por aproximadamente 70 %da produção brasileira de café e tem sabor mais suave que o do tipo Robusta. O café Arábica comercializado na Bolsa de Commodities de Nova York (Nybot) subiu 16 % no último mês devido a especulações de que a próxima safra do Brasil poderá ser prejudicada. O café para entrega em dezembro havia avançado para US$ 1,185. Para março, o valor é de US$ 1,225.
A produção de café do tipo Arábica deve recuar mais de 40 % em Minas Gerais e São Paulo, os maiores Estados produtores do grão no Brasil, disse Gullar. “Em muitas lavouras onde esperávamos obter uma boa floração, ela praticamente não ocorreu”, disse Gullar, cuja cooperativa representa 13 % da produção de grãos do tipo Arábica do Brasil. “A situação não está nada boa.”