A fabricante de alimentos norte-americana Sara Lee anunciou ontem lucro líquido consolidado de US$ 8 milhões em seu quarto trimestre fiscal, encerrado em 1º de julho. Um ano antes, o resultado havia sido de prejuízo de US$ 148 milhões. O desempenho foi comemorado, já que a empresa contabilizou perdas com ações relacionadas a marcas e transformação de negócios no trimestre e, mesmo assim, conseguiu reverter o prejuízo de um ano antes. A empresa anunciou também aumento de 2% no faturamento, que passou de US$ 4,03 bilhões, ano passado, para US$ 4,1 bilhões em seu quarto trimestre. No ano, o lucro da companhia recuou para US$ 555 milhões (US$ 0,72 por ação), contra US$ 719 milhões (US$ 0,90 por ação) no ano fiscal anterior.
A queda anual no faturamento foi de praticamente 1%, para US$ 15,94 bilhões, comparando a US$ 16,03 bilhões no ano anterior. A Sara Lee é uma empresa multinacional com sede em Chicago, Estados Unidos. A corporação está presente em 55 países, comercializa mais de 100 marcas em 200 países e emprega no mundo cerca de 155 mil trabalhadores. A companhia produz alimentos e bebidas, roupas íntimas, aparelhos domésticos e produtos de higiene pessoal. No segmento do café, a empresa é líder do mercado brasileiro, com 24% de participação. O Café do Ponto, que foi adquirido em 1998, é responsável pela venda 2 milhões e 200 mil sacas de café por ano, da empresa.