Museu do Café promoverá final do concurso de xícaras de cerâmica abrangendo artistas de todo o Brasil

Ação será transmitida pelo Youtube diretamente do edifício da antiga Bolsa Oficial

14 de outubro de 2020 | Sem comentários Especiais Mais Café

Lançado em março para comemorar os 22 anos do Museu do Café – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo –, o concurso “A xícara do Museu” recebeu inscrições de artesãos, artistas e ceramistas do País inteiro. No dia 24 de outubro, será o momento de descobrir os ganhadores nas categorias artística e funcional, a partir da defesa dos 20 finalistas perante os jurados. A ação terá transmissão ao vivo pelo Youtube do MC, às 17h.

 

Desde a divulgação do edital, foram 142 pessoas cadastradas na 1ª fase – destas, 103 passaram para a 2ª. As 10 finalistas de cada temática alcançaram a colocação com base na análise da comissão de avaliação, presidida pela ceramista Hideko Honma, especialista que está à frente de atelier de mesmo nome em São Paulo, e formada por representantes do grupo Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRas).

 

Os finalistas na classe artística são: Bruno Gomes Rodrigues, Cristiane Reis de Andrade Meister, Denise Renata Passos Ikuno, Eliana Silva Pereira de Carvalho, Fabio Nascimento Ushirobira Hoga, Givaldo Barbosa da Silva, Ingrend Guimarães Cornaquini, Marisol Gracia Vieira Barini, Nadia Saad e Silmara Aparecida Salvego de Aguiar Benetton. Já na funcional, os classificados foram: Alice Tomoko Sawamura, Chen Chia Chin, Cristina Rocha de Souza Pinto, Eda Carvalho Cunha, Érika Castro Menezes dos Santos, Fernando Cezar Teixeira Nunes, Gisele Loureiro Fracari, Leonardo de Aguiar, Maria Estela Ripa e Vilma Harumi Tanaka Kuwashima.

 

Como jurados, a instituição convidou o professor na área de design da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Auresnede Stephan; o artista plástico Paulo Von Poser; Letícia Santiago, coordenadora em exercício da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (UPPM), Letícia Santiago; a editora de conteúdo da Revista Espresso, Mariana Proença, e a especialista em avaliação sensorial de cafés, Eliana Relvas.

 

O 1º lugar ganhará menção honrosa e uma viagem para o Japão, incluindo despesas áreas, terrestres e hospedagem; o vice-campeão receberá R$ 5 mil revertidos em conjunto de materiais para a cerâmica ou equipamentos.

 

Além da premiação aos vencedores, todos os aprovados para a 2ª fase, que enviaram as xícaras para o Museu, terão seus trabalhos expostos em uma mostra especial, a fim de homenagear os participantes e ressaltar a importância do trabalho dos ceramistas no Brasil. A exposição estará disponível para visitação a partir do dia 25, às 11h.

 

O CONCURSO

 

Presente na história do Brasil e do mundo há séculos, a cerâmica compartilha a riqueza cultural do café, sendo, também, um espelho de civilizações, comunidades, países e indivíduos. Na interseção entre essas duas vertentes, a instituição encontrou produtos que representam a força e a união dos dois ofícios.

 

“Consideramos o concurso parte importante da nossa missão, que visa disseminar a história do grão no Brasil e no mundo. Com esse projeto, buscamos, entre outras coisas, propor a reflexão acerca do passado e da atualidade por meio da arte”, afirma a diretora executiva do Museu, Alessandra Almeida.

 

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP

Telefone: (13) 3213-1750

Funcionamento: de quinta a domingo, das 11h às 17h (bilheteria até às 16h)

R$ 10,00 e meia entrada para funcionários da rede pública do Estado de São Paulo e terceira idade

Grátis aos sábados

Acessibilidade no local

museudocafe.org.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.