Rompimento de piscinão de irrigação da Fazenda Água Santa em Perdizes MG Fazenda Água Santa em Perdizes MG mobiliza bombeiros

Estrutura, usada em irrigação de lavoura, pertence a empresa alimentícia
Estado de Minas – Foto Bolsão de Irrigação — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

31 de maio de 2020 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: Com informações do Jornal Estado de Minas e da TV Integração

31/05/2020 Uma barragem se rompeu durante a madrugada deste domingo (31) na cidade de Perdizes, Região do Triângulo Mineiro. De acordo com militares do Corpo de Bombeiros de Araxá, o Bolsão Artificial de Irrigação fica em uma lavoura de batatas.

Os bombeiros foram acionados por volta das 2h da manhã e as primeiras informações davam conta de que a água contida nesse reservatório teria escorrido para uma das barragens existentes na fazenda. Por isso, a barragem poderia não suportar o peso extra de água, colocando em perigo os moradores da região.

vídeo mostra rompimento de piscinão de irrigação da Fazenda Água Santa em Perdizes MG dia 31 maio 20

Segundo informações de militares, o bolsão que se rompeu teria capacidade para 1 milhão de metros cúbicos de água, e que a barragem que recebeu esse volume possui capacidade para quatro milhões de metros cúbicos. Após a nova carga, o volume da barragem subiu cerca de um metro.

A porta dos vertedores da barragem foi aberta para aliviar a pressão na estrutura, mas os possíveis danos causados ainda vão ser avaliados pelos militares. O trabalho segue nesta manhã, com o auxílio de drones.

Ainda conforme os bombeiros, a barragem que se rompeu tinha capacidade de um milhão de metros cúbicos de água e a segunda barragem que recebeu esse volume de água tinha a capacidade para 4 milhões de metros cúbicos.

Segundo os militares, foi observado que o nível de água na barragem subiu um metro após a chegada da água excedente.

A porta dos vertedores da barragem foi aberta para escoar o excedente e aliviar a pressão na estrutura da barragem, porém os possíveis danos na estrutura só poderiam ser avaliados ao amanhecer.

A equipe de reportagem da Tv Integração conversou com o proprietário da fazenda, João Roqueto, que confirmou o rompimento de um reservatório e disse que a água seguiu o leito de um ribeirão até uma barragem, que amorteceu o impacto e normalizou a situação.

Nota da Fazenda Água Santa – Perdizes/MG

Sobre o incidente ocorrido na madrugada deste domingo (31/05), em Perdizes (MG), a Fazenda Água Santa informa que sua equipe de segurança acompanha, de perto, a atuação do Corpo de Bombeiros na avaliação das causas e possíveis impactos.

A Fazenda lamenta o ocorrido e reforça que, apesar dos transtornos, não houve vítimas e não há riscos de novos vazamentos. Ressalta, ainda, que atua, há décadas, com total responsabilidade e respeito ao meio ambiente e à comunidade. A propriedade é uma das fornecedoras de matéria-prima para a Bem Brasil, mas as atividades são independentes.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.