Com uma estrutura física maior, 55 parceiros comerciais estiveram presentes e puderam apresentar novas tecnologias, incentivando os produtores a fazerem excelentes negócios.
Entre os dias 18 e 20 de agosto, ocorreu no Armazém Areado, em Lajinha/MG, a 5ª Feira de Negócios Coocafé. Negociações, cultura, entretenimento, lazer e muitas novidades tomaram conta dos mais de 6.120m², espaço em que o evento ficou distribuído. Nesta edição, cerca de 7.000 visitantes únicos estiveram no evento, além das pessoas que retornaram em outro dia; foram participantes de 158 cidades, representando 14 estados. Ao todo, mais de 10.000 pessoas passaram pela Feira. Com uma estrutura física maior, 55 parceiros comerciais estiveram presentes e puderam apresentar novas tecnologias, incentivando os produtores a fazerem excelentes negócios.
A participação do público feminino aumentou significativamente nos últimos anos. Na edição passada, uma novidade fez esse número crescer ainda mais: o Espaço Mulher, que não poderia ficar de fora desta edição. Mais uma vez a parceria entre Bioextratus e cabeleireiras da cidade disponibilizou atendimentos como hidratação com produtos exclusivos, análise capilar, escova e unha, além de brindes e sorteios entre as participantes.
Uma outra atração que não poderia faltar nessa edição foi a Feira Kids. Um ambiente seguro e agradável, com brinquedos, algodão doce e muita animação, fizeram a alegria das crianças em mais uma edição da feira. A Polícia Militar do Meio Ambiente também marcou presença no evento e atraiu a atenção do público com exposição de animais empalhados e vivos.
Pelo segundo ano consecutivo, a Feira cumpriu seu papel Socioambiental como um evento sustentável, com emissões de carbono neutralizadas através de plantio de árvores, projeto esse fruto da intercooperação entre Coocafé e Cooptec. O cooperativismo também saiu ainda mais fortalecido através de cartilhas que foram distribuídas e através das visitas guiadas.
A 3ª Mostra de Animais Rações Coocafé foi sucesso de público e de negócios. As Rações Coocafé marcaram presença ainda com uma estrutura diferenciada para atender os pecuaristas e expor seus produtos próximos à mostra, além de palestras direcionadas a esse público.
Muitas novidades abrilhantaram a 5ª Feira de Negócios. Uma delas foi o stand do Núcleo de Mulheres Coocafé. Além de divulgarem o trabalho feito pelas mulheres no campo, as integrantes puderam comercializar seus deliciosos produtos. Um outro projeto desenvolvido pela cooperativa, que marcou presença no evento, foi o Coocafé Nutri, com um stand personalizado onde os produtores puderam conhecer a linha de foliares da cooperativa.
A parceria entre a Coocafé e a cooperativa educacional Coopcel trouxe muita cultura com uma livraria e apresentações literárias ao público.
Enfim, a 5ª edição da Feira apresentou inúmeras novidades. Além de todas citadas acima, também foi lançado na Feira o Empório Coocafé. Instalado dentro de ambiente agradável, com área de relacionamento e alimentação, os cooperados e visitantes puderam desfrutar de deliciosos lanches e adquirir produtos personalizados com a marca Coocafé e o café especial produzido pelos cooperados Coocafé.
O último dia da Feira de Negócios foi marcado pelo Concurso Sabores do Café. Os jurados elegeram os melhores pratos elaborados com café. Foi um grande sucesso.
O Concurso contou com a mobilização dos Núcleos de Mulheres Coocafé.
Tanto parceiros quanto cooperados e visitantes avaliaram a 5ª Feira de Negócios Coocafé como um evento de grande sucesso e esse público todo afirmou em pesquisa que pretende retornar na próxima edição.
Coocafest 2016
A Coocafest encerrou novamente a Feira de Negócios. Pode-se afirmar que é um evento literalmente voltado para a Família Coocafé. Mais uma vez, o público lotou a área externa do Armazém Areado. Foram cerca de 17.000 participantes, a imensa maioria deste público composta por cooperados e familiares. O restante do público foi composto por funcionários da Coocafé e convidados dos próprios cooperados.
O evento começou por volta das 21h, com a apresentação humorística de Zezinho Gasolina. Na sequência ocorreu a abertura oficial do evento, com momento de oração e pronunciamento do diretor presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, que agradeceu a todos os cooperados presentes, reforçando que a Coocafest se consolidou como o evento da Família Coocafé. Nesse momento foi lançado oficialmente o Projeto “Creating Shared Value – Family farming turning lives”, fruto de uma parceria entre Coocafé, Sucafina e Nestlé.
Após uma bela queima de fogos, a dupla Victor e Leo subiu ao palco e deu um verdadeiro show. Tocando seus principais sucessos, a dupla agitou o público. A ex-participante do The Voice Kids, Abigail Barcelos, fez uma breve e linda participação no show da dupla, enriquecendo ainda mais a programação. A Coocafest 2016 foi encerrada em grande estilo ao som dançante da Banda Ganglex, que embalou ainda mais os cooperados e familiares.
Com a preocupação de estar inserida nas comunidades e envolvida cada vez mais em projetos sociais, a Coocafé, mais uma vez disponibilizou um espaço na praça de alimentação da Coocafest para oito instituições de caridade, que comercializaram produtos típicos e deliciosos para os participantes durante todo o evento.
Ao realizar eventos como a Feira de Negócios e a Coocafest, que juntos reuniram cerca de 30.000 participantes, a Coocafé reforça ainda mais seu compromisso com o bem-estar de seus cooperados, familiares e de toda a comunidade.