Especialistas dizem que impacto do El Niño sobre o café é insignificante na Etiópia

Ele disse, também, que a mudança climática deverá ser a razão das chuvas suficientes de que garantem a produtividade do café em algumas áreas.

18 de fevereiro de 2016 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção

O especialista sênior do Sistema de Produção e Qualidade do Café do Ministério de Agricultura e Recursos Naturais da Etiópia, Berhanu Tsegaye, disse que as atuais condições de seca causadas pelo El Niño, apesar de estarem afetando a produção de café em algumas áreas, como a região leste e oeste da província de Harahghe, estão sendo vantajosas nas partes sul e sudoeste do país à medida que traria chuvas suficientes.

Ele disse, também, que a mudança climática deverá ser a razão das chuvas suficientes de que garantem a produtividade do café em algumas áreas. Ele disse que as áreas do sul e sudoeste que terão chuvas devido ao El Niño incluem Bench Maji, Keffa, Sheka, Jimma, Illubabor e Wollega, entre outras. Ele também disse que o Ministério está preparado para reduzir os efeitos da seca alertando os produtores para usar a cobertura do solo, irrigação, cultivar plantas que consomem menos água, entre outros.

De acordo com Berhanu, para aumentar a produtividade do café e se tornar competitivo no mercado internacional, é essencial ter um monitoramento sustentável, supervisão e avaliar o trabalho dos produtores, profissionais, uniões de cooperativas e outros membros do setor.

A produtividade em rápido crescimento e as espécies de café resistentes à mudança climática permitem que os produtores apliquem modernas tecnologias de produção para aumentar a qualidade do café. Integração entre os produtores e as uniões de cooperativas e outros agentes estão entre as técnicas listadas pelo especialista.

Ele disse que no Segundo Plano de Crescimento e Transformação, a Etiópia visa aumentar a produtividade do café e o governo estabeleceu a Autoridade de Desenvolvimento do Café e do Chá, visando aumentar a produção de café em qualidade e quantidade visando penetrar no mercado internacional.
O especialista sênior da Diretoria de Café e Chá do Ministério, Alemayehu Tadesse, disse que a produtividade do café pode melhorar através do uso de métodos científicos e melhorar os grãos de café, adicionando que o contínuo suporte tem vital papel em aumentar a conscientização dos produtores para usar melhores sistemas e tecnologia para construir uma economia resistente ao clima.

Ele também disse que à medida que a nação é dotada de uma vasta terra arável e clima ideal para a produção de café, o planejamento para desenvolver o setor e garantir uma produtividade sustentável resolvendo os problemas dos produtores com uma abordagem mais inteligente.

Fonte: Café Point

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.