Dia da Europa assinalado em 27 cafés das capitais da UE

10 de maio de 2006 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Sapo.pt

O Dia da Europa é hoje assinalado em 27 cafés das capitais dos Estados membros da União Europeia e dos dois países que aderem em 2007, com o objectivo de divulgar a diversidade literária e gastronómica europeia.

Em Lisboa, o projecto cultural Café da Europa, uma iniciativa conjunta do Instituto das Regiões da Europa e da presidência austríaca da UE, funcionará no café Martinho da Arcada, celebrizado por ser o espaço de eleição do poeta Fernando Pessoa, situado na Praça do Comércio.

No Martinho da Arcada, as actividades de comemoração do Dia da Europa têm início pelas 10:30, com uma declaração de boas-vindas do secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Fernando Neves, e com a presença do embaixador austríaco em Lisboa.

Segue-se uma «leitura sobre tema europeu», intitulada «Vagabundagem por Mínimas Europas», a cargo do poeta Casimiro de Brito, representante do Clube de Escritores Europeus, em diálogo com o tradutor João Barrento, com base numa colecção de poemas escritos ao longo de 20 anos sobre a passagem por 20 cidades europeias.

Noutros cafés europeus, estarão presentes autores como Vaclav Havel, que estará em Praga, Eva Demski em Berlim, Christiane Singer em Paris, Jan Baeke em Amesterdão e Timothy Garton Ash em Londres.

Todos os escritores abordarão o tema da Europa de um ponto de vista literário, o que será o ponto de partida para o debate entre os presentes, que podem também contribuir com as suas próprias «Histórias da Europa», a compilar e publicar posteriormente no primeiro livro paneuropeu, com 27 capítulos, um por país.

O Café da Europa oferecerá ainda aos participantes uma selecção de bolos dos 25 Estados membros e da Roménia e Bulgária e um folheto intitulado «Sweet Europe» (Europa Doce), com as respectivas receitas originárias de todos os países envolvidos no projecto.

Na capital portuguesa, o protagonista é o pastel de nata, que será oferecido a todos os presentes.

às 17:00 vão ser divulgados os nomes dos vencedores do concurso de cartazes e ilustrações «A União Europeia e os Direitos das Crianças», destinado a jovens entre os 10 e os 18 anos, promovido pela Comissão Europeia e coordenado, em Portugal, pela organização não- governamental Oikos.

Além do Café da Europa, está igualmente prevista a realização de uma conferência subordinada ao tema «Europa: Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça» no Centro Cultural de Belém, pelas 18:00, com a participação do ministro da Justiça, Alberto Costa e do juiz do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias José Cunha Rodrigues, entre outros.

Em Portugal, as comemorações do Dia da Europa contam com a colaboração do Gabinete do Parlamento Europeu, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Embaixada da Áustria em Lisboa.

A 09 de Maio de 1950 foi dado o primeiro passo para o que é hoje a União Europeia, com a declaração de Robert Schuman, que propôs a criação de uma Europa organizada como requisito indispensável para a manutenção da paz.

Diário Digital / Lusa

09-05-2006 5:57:00

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.